Operação Marquês: “Estavam todos feitos” na OPA

A OPA já foi há mais de uma década. A Sonae fracassou na compra da PT. "Foi muito injusto", diz Paulo Azevedo que remata: "estavam todos feitos". Agora a "justiça fará o seu trabalho".

Belmiro de Azevedo e o filho Paulo Azevedo, atual presidente executivo da SonaeJosé Coelho / Lusa

“De uma forma ou de outra, estavam todos feitos”. É assim que Paulo Azevedo, chairman e co-presidente executivo da Sonae, vê, uma década depois, o fracasso da OPA da Sonae à Portugal Telecom (PT), operação que está agora a ser investigada no âmbito da Operação Marquês, envolvendo o ex-primeiro-ministro José Sócrates.

Em 2006, a Sonae apresentou uma proposta para a compra da PT. A operação acabaria por falhar uma vez que os acionistas chumbaram a desblindagem dos estatutos, essencial para o sucesso da OPA. Na sequência desse chumbo, a PT acabou fazer o spin off da PT Multimédia e avançou com a venda da posição que detinha na Vivo à Telefónica, utilizando parte do encaixe para remunerar os acionistas e investir na Oi, empresa que agora está em processo de insolvência.

“De uma forma ou de outra, não escondo o agrado por se estar a falar nisto [na OPA]”, disse Paulo Azevedo em resposta a uma pergunta colocada pelo ECO, na conferência de apresentação dos resultados referentes a 2016. “De uma forma ou de outra, estavam todos feitos”, atira o presidente executivo da holding.

“Nós não somos de nos ficar a lamentar, fizemos a nossa vida. Foi de uma forma muito injusta [o fracasso da operação de aquisição da antiga operadora de telecomunicações], mas fizemos nosso caminho”, referiu o responsável. E acrescentou: agora, a “justiça fará o seu trabalho”.

Há dez anos, estavam à frente da PT Zeinal Bava e Henrique Granadeiro. Os dois antigos gestores foram constituídos arguidos por fraude fiscal, corrupção passiva e branqueamento, no âmbito da Operação Marquês, processo no qual o antigo primeiro-ministro José Sócrates também já é arguido. Sócrates era primeiro-ministro à data da oferta da Sonae.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Operação Marquês: “Estavam todos feitos” na OPA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião