Lucros da Farfetch caem 23% no segundo trimestre

Plataforma para venda de moda de luxo admite estar a reestruturar custos e já de olho no ano de 2023, depois da assinatura de novos acordos comerciais.

A Farfetch terminou o segundo trimestre com lucros de 67,67 milhões de dólares (67,99 milhões de euros). Os ganhos da plataforma de moda de luxo diminuíram 23% face ao período homólogo do ano passado. A empresa assume que está a reduzir custos na sua estrutura enquanto já antecipa metas para 2023.

“Enquanto os nossos olhos estão fixados no nosso sucesso no longo prazo [Estrela do Norte], os nossos pés continuam bem assentes na terra. Estamos a navegar habilmente num ambiente macro económico volátil, a continuar a registar crescimento no que tem sido uma tremenda jornada de três anos para a Farfetch, onde duplicámos o valor bruta das mercadorias”, nota o líder e fundador da Farfetch, José Neves, no comunicado para os investidores.

“Isto põe-me extremamente confiante para 2023, ano em que iremos ultrapassar o fecho das nossas operações na Rússia, esperamos passar a apanhar vento de cauda da China e iremos começar a ter os frutos dos acordos assinados neste ano com Reebok, o grupo Neiman Marcus e Salvatore Ferragamo.” Estes “vetores de crescimento” são conjugados com “medidas de racionalização de custos a serem implementadas neste ano“, assume o empresário.

Apesar do aumento das receitas em 10,7%, a margem de EBITDA piorou, para menos 4,9%, quando no segundo trimestre de 2021 foi de menos 4,7%.

O valor bruto das mercadorias na plataforma da Farfetch aumentou 1,29%, para 1,02 mil milhões de dólares.

A apresentação dos resultados do segundo trimestre da Farfetch foi feita depois do anúncio da compra de uma participação, à Richemont, de uma participação de 47,5% na retalhista de artigos de luxo online YOOX Net-A-Porter (YNAP). Já a Symphony Global, um veículo de investimento de Mohamed Alabbar, deverá ficar com 3,2% na YNAP. A operação está sujeita à aprovação das autoridades de regulação.

O acordo tripartido abre o caminho, através de um mecanismo de opções de compra e venda, à possibilidade de a empresa fundada por José Neves vir a adquirir as restantes ações na YNAP.

Na sessão desta quinta-feira, as ações da Farfetch subiram 0,32%, para 9,54 dolares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucros da Farfetch caem 23% no segundo trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião