ADSE marca eleições no conselho consultivo para 30 de novembro

As candidaturas podem ser entregues até 3 de outubro. Depois de reivindicação, dirigentes sindicais continuam a poder candidatar-se ao Conselho Geral e de Supervisão da ADSE.

A eleição para os quatro representantes dos beneficiários titulares da ADSE no Conselho Geral e de Supervisão do subsistema de saúde dos funcionários públicos vai ocorrer no dia 30 de novembro. As candidaturas podem ser entregues até 3 de outubro.

“A eleição dos Membros Representantes dos Beneficiários Titulares da ADSE, I.P., no Conselho Geral e de Supervisão da ADSE, I.P., realiza-se no dia 30 de novembro de 2022”, lê-se no anúncio publicado no jornal Público. Os processos de candidatura têm de ser entregues até ao dia 3 de outubro, através do endereço eletrónico comissao.eleitoral@adse.pt.

O anúncio, que surge no seguimento da publicação do regulamento do processo em Diário da República na semana passada, dita ainda que “as listas são constituídas por membros efetivos e suplentes, respeitando o princípio do equilíbrio de género”. “Os membros subscritores de cada lista, os seus proponentes e o mandatário devem ser beneficiários titulares, no ativo ou aposentados, com inscrição válida, em vigor e com os descontos em dia à data da extração do caderno eleitoral”, acrescentam.

É de recordar que na proposta original do Governo para o regulamento era definido que os dirigentes sindicais representados não se podiam candidatar. Mas, após contestação dos sindicatos, esta norma foi retirada.

De acordo com o diploma, o processo eleitoral é organizado pelos serviços da ADSE e supervisionado por uma comissão eleitoral presidida pela presidente do Conselho Diretivo da ADSE – Instituto de Proteção e Assistência na Doença dos funcionários públicos. A ADSE já criou uma área na página online onde se podem esclarecer dúvidas sobre o processo.

Estas eleições servem para os beneficiários titulares escolherem os seus representantes no Conselho Geral e de Supervisão do instituto público, sendo que já deveriam ter ocorrido, mas foram atrasadas sucessivamente devido à pandemia, bem como pela espera pela tomada de posse do atual Governo.

O CGS é um dos órgãos da ADSE que tem por funções o acompanhamento, controlo, consulta e participação na definição das linhas gerais de atuação do instituto, sendo composto, entre outros elementos, por quatro representantes eleitos por sufrágio universal e direto dos beneficiários titulares da ADSE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ADSE marca eleições no conselho consultivo para 30 de novembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião