Hoje nas notícias: Gás, impostos e alojamento local

  • ECO
  • 29 Agosto 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

As empresas intensivas em gás pedem um apoio de dois milhões de euros por ano para fazer face à crise energética. No ano passado, cerca de um quarto da receita fiscal arrecadada pelo Estado foi devolvida. A oposição na Câmara de Lisboa vai propor o prolongamento da suspensão de novos alojamentos locais por mais seis meses. A marcar o dia está ainda a notícia de que está a aumentar o número de concelhos onde as multas de estacionamento já podem ser pagas por multibanco.

Empresas pedem apoio de dois milhões por ano face à crise energética

As empresas consideram que o aumento de 400 mil para 500 mil euros do apoio destinado às indústrias intensivas de gás natural não será suficiente para pagar um mês de fatura. As associações que as representam exigem um apoio de, pelo menos, dois milhões de euros por ano para fazer face à crise energética. Em causa está o programa “Apoiar Indústrias Intensivas em Gás”, que arrancou em abril. O aumento da medida deverá integrar o pacote de apoios extraordinários às famílias e empresas prometido pelo primeiro-ministro para setembro.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Descontos nos supers quase anulam inflação no material escolar

Milhares de alunos portugueses regressam à escola em setembro, e, apesar da escalada da inflação, os retalhistas estão a apostar em descontos no material escolar que quase mitigam a subida dos preços. Numa análise comparativa feita pela Rádio Renascença a duas cadeias de hipermercados, foi possível constatar que há preços que se mantêm inalterados de um ano para o seguinte, aumentos que nem as promoções anulam e preços melhores graças a descontos. A conclusão final é a de que os descontos quase anulam a inflação, uma boa notícia para as famílias com filhos em idade escolar.

Leia a notícia completa na Rádio Renascença (acesso livre).

Estado abdica de mais de 25% da receita fiscal

No ano passado, o valor dos benefícios fiscais superou 13 mil milhões de euros, o que representa 26,4% do total dos impostos amealhados pelo Estado nesse ano, que totalizaram os 49,9 mil milhões de euros. Isto significa que cerca de um quarto da receita fiscal arrecadada pelo Estado em 2021 foi devolvida através de taxas preferenciais, deduções ou isenções.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (ligação indisponível).

Oposição quer suspender novos alojamentos locais em Lisboa por mais seis meses

A oposição na Câmara de Lisboa defende um prolongamento por mais seis meses da suspensão do registo de novos alojamentos locais (AL) em 14 freguesias da capital. A suspensão em vigor termina em outubro e os vereadores do PS, Bloco e Livre preparam uma proposta no sentido de a manter até março do próximo ano, quando houver um novo regulamento municipal para esta atividade.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre).

Multas de estacionamento pagas no multibanco em quase 200 concelhos

Está a aumentar o número de concelhos onde as multas de estacionamento podem ser pagas por referência multibanco. Há já 195 municípios em Portugal continental com este serviço. O estacionamento público foi uma das áreas que foram descentralizadas por lei a 1 de abril desde ano, com os 278 concelhos a exercerem competências nesta matéria. Porém, só é possível usar o multibanco na cobrança/pagamento de multa a quem aderir ao Sistema de Contraordenações de Trânsito da SIBS.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Gás, impostos e alojamento local

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião