Chama-se Kirobo Mini e vai fazer-lhe companhia enquanto conduz

  • Ana Luísa Alves
  • 21 Novembro 2016

Robô copiloto da marca Toyota vai ser lançado em 2017, com um preço de pelo menos 350 euros. 

Chama-se Kirobo Mini e cabe naquele suporte para as bebidas que existe nos carros, ao lado do condutor. Com apenas 10 centímetros vai assegurar que não adormece enquanto conduz ou que está tudo em ordem com a segurança do veículo.

A fabricante de automóveis Toyota vai vender aos seus concessionários no Japão um pequeno robô copiloto que vai poder conversar com o condutor e adverti-lo para problemas de segurança.

A japonesa Toyota vai apostar na diversificação do seu negócio com mecanismos de inteligência artificial. Em 2017 vai ser anunciada a comercialização do pequeno robô que terá 183 gramas e será capaz de reconhecer expressões faciais através de uma câmara interna para identificar o estado anímico do proprietário, bem como iniciar uma conversa e mexer os seus braços e pernas.

O preço deste pequeno aparelho vai ser de 39.800 ienes, o equivalente a 350 euros. Para o ter, o utilizador terá de instalar o equipamento e registar-se numa aplicação para gerir e atualizar este robô, que custa aproximadamente 2,6 euros por mês.

A empresa assinala que este robô é um autêntico “companheiro de comunicações”, segundo o comunicado da empresa, citado no El País. A ideia é poder ajudar os condutores como se fosse um pequeno copiloto, ou acordá-lo se estiver com sono enquanto conduz. Este pequeno aparelho dispõe ainda de funcionalidades que lhe permitem assegurar, por exemplo, se as portas do carro estão trancadas ou se o veículo tem combustível suficiente.

A intenção é simular interações humanas entre o homem e a máquina, de modo a “proporcionar uma coexistência”, explicou o diretor do projeto, Fuminori Kataoka, numa demonstração do robô à imprensa. Este é mais um investimento da Toyota em mecanismos de inteligência artificial, nos quais a empresa já investiu um milhão de dólares nos últimos cinco anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Chama-se Kirobo Mini e vai fazer-lhe companhia enquanto conduz

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião