Entrevista de emprego marcada? Cinco estratégias para garantir que está preparado

Para evitar que a entrevista seja um momento de tensão, os candidatos devem preparar-se o melhor possível, nomeadamente familiarizando-se com a empresa e com os seus objetivos.

Da análise do currículo até ao onboarding, o processo de recrutamento de novos profissionais é composto por diferentes fases. A entrevista é, muitas vezes, aquela que provoca maior nervosismo no candidato. “Isto porque permite à empresa analisar ao detalhe o perfil do profissional, que, por seu lado, terá de responder a perguntas diversas, mas que lhe permitirão mostrar que está apto e preparado para exercer a função à qual se candidata”, explica o ManpowerGroup.

Para evitar que este seja um momento de tensão, os candidatos devem preparar-se o melhor possível para a fase da entrevista de emprego, nomeadamente familiarizando-se com a empresa, com os seus objetivos estratégicos, com os membros da empresa com quem se vão encontrar e com os seus próprios pontos fortes e fracos.

Neste sentido, o ManpowerGroup dá a conhecer cinco passos para os candidatos se prepararem para as entrevistas de emprego, de forma a terem uma melhor prestação.

1. Investigue a empresa e os entrevistadores

“Antes da primeira entrevista, o profissional deve fazer uma análise cuidada da empresa à qual se está a candidatar, percebendo os seus valores, missão, estrutura, bem como em que se traduz a sua atividade e qual o seu impacto na sociedade”, começa por aconselhar o grupo especializado em recursos humanos, citado em comunicado.

Poderá fazê-lo, através da consulta da página da empresa e das suas redes sociais, mas também – se possível – conversando com quem já lá trabalha. Desta forma, conseguirá “ligar-se de forma mais eficaz à organização e direcionar o seu discurso, no decorrer da entrevista, para os pontos que têm em comum com a empresa”.

Por outro lado, deve também explorar mais ao detalhe o perfil de quem o irá entrevistar, percebendo qual a sua posição e percurso na empresa, principais funções, bem como a anterior experiência de trabalho e académica.

2. Prepare as respostas para perguntas comuns

Apesar do candidato não conhecer as questões que lhe serão colocadas no momento de entrevista, é possível antecipar algumas daquelas que são as mais comuns neste processo, assim como preparar algumas histórias que reflitam as suas competências.

“Questões como quais os pontos fortes e fracos, o que sabe sobre a organização, porque o devem contratar, como ultrapassou o maior desafio da sua carreira, como resolve problemas, ou trabalha em equipa são alguns exemplos cujas respostas podem ser preparadas. Desta forma, conseguirá transmitir os pontos mais importantes e relevantes do seu perfil.”

3. Defina questões a fazer ao entrevistador

Uma entrevista de emprego não deve ser um momento unilateral de pergunta-resposta. É importante que o candidato também esclareça dúvidas junto do seu entrevistador para conhecer mais sobre a empresa, a cultura organizacional, o cargo a que se candidata, ao mesmo tempo que demonstra interesse pela vaga. Este momento acontece habitualmente no final da entrevista, quando o recrutador pergunta: “Tem alguma pergunta que me queira fazer?”.

É normal que, ao longo da entrevista, vá reunindo algumas questões, de acordo com aquilo que for ouvindo, mas não descarte um planeamento prévio, no qual inclua perguntas específicas sobre a função e a empresa. “O candidato também deve ter atenção ao que o entrevistador diz em contexto de entrevista, já que inquirir sobre algo que já foi destacado previamente não é aconselhável”, alerta o ManpowerGroup.

4. Melhore a apresentação

“Em contexto de entrevista, não é apenas o que é dito que é tido em conta. A forma como é dito tem também grande relevância para o entrevistador. É necessário que o candidato preste atenção e pense previamente sobre a sua postura corporal, que deve demonstrar confiança e profissionalismo, principalmente em contexto presencial.”

Além disso, sugere o grupo de RH, o candidato deve também refletir sobre a roupa com que se vai apresentar, praticar o seu contacto visual, a forma como dá o seu aperto de mão e até como ouve outra pessoa e presta atenção ao que lhe está a ser dito.

Já no caso de uma entrevista online, deve-se testar o som e posicionar a câmara no melhor ângulo, avaliando a luminosidade e o fundo que irá aparecer na imagem.

5. Faça uma simulação da entrevista

Mesmo que pense antecipadamente sobre a forma como pode responder a cada pergunta, é importante que o candidato faça uma simulação da entrevista, pedindo a algum familiar ou amigo que se coloque na posição de entrevistador e lhe faça algumas perguntas esperadas.

“Esta estratégia permitirá perceber se as informações estão a ser bem transmitidas e como poderão ser percecionadas pelo empregador, podendo ajustar o discurso caso não esteja a ter o impacto que procura”, justifica o ManpowerGroup.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Entrevista de emprego marcada? Cinco estratégias para garantir que está preparado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião