Governo vê Portugal pronto a reexportar gás em “poucos meses”

  • ECO
  • 1 Setembro 2022

Governo acredita que país está preparado para reexportar gás natural para o resto da Europa a partir de Sines “num espaço de poucos meses”, através do transbordo de GNL por barcos mais pequenos.

Portugal estará preparado para começar a reexportar gás natural para o resto da Europa a partir do porto de Sines “num espaço de poucos meses”, através do transbordo de gás natural liquefeito (GNL) via “barcos mais pequenos”, afirmou o secretário de Estado dos Assuntos Europeus, em declarações ao Público.

Tiago Antunes sinalizou que “o porto de Sines, pela sua localização geográfica estratégica, pode ter um papel muito importante na diversificação das fontes de abastecimento de gás para o centro da Europa”, dado que a ideia do gasoduto para ligar a Península Ibérica ao resto da região “levará alguns anos a concretizar”, pelo que Sines é vista como “uma solução mais de curto prazo”.

Já sobre quantos anos poderá levar para construir o gasoduto ibérico, o secretário de Estado não se comprometeu com uma data, mas disse que espera “que poucos”. “É preciso ultrapassar os bloqueios que têm havido no passado e encontrar os recursos financeiros para concretizar esta interligação entre Portugal e Espanha e o resto da Europa”, apontou o governante, acrescentando que “tudo está a ser estudado no plano técnico”, nomeadamente no que concerne aos custos da construção, e que estão a ser trabalhadas “várias alternativas, não só a ligação com a Europa através de França, mas também a ligação com a Europa por Itália, via marítima”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo vê Portugal pronto a reexportar gás em “poucos meses”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião