Wall Street em alta à boleia dos dados do emprego
Bolsas dos EUA abriram em terreno positivo à boleia do mercado laboral. Dados revelam criação do emprego acima do esperado em agosto, mas subida da taxa do desemprego alivia pressão sobre a Fed.
Os principais índices norte-americanos abriram a sessão desta sexta-feira em terreno positivo, numa altura em que os investidores digerem os novos dados que apontam para um mercado laboral pujante nos EUA.
O S&P 500 avança 0,92% para 4,003.54 pontos, enquanto o industrial Dow Jones soma 0,75% para 31.894,02 pontos. Ao mesmo tempo, o tecnológico Nasdaq valoriza 0,94% para 11.895,88 pontos.
Nesta sessão os investidores estão a digerir os dados relativos ao mercado laboral, que indicam que foram criados 315 mil postos de trabalho em agosto, excluindo o setor agrícola, e o que representa uma abrandamento face aos 526 mil empregos criados em julho. Estes números superaram as expectativas dos analistas.
Contudo, os dados do departamento do trabalho norte-americano indicam ainda que o salário médio por hora subiu 0,3%, abaixo do esperado pelos analistas que apontavam uma uma subida na ordem dos 0,4%. Ao mesmo tempo, a taxa de desemprego subiu para 3,7% em agosto.
Estes dados aliviam a pressão exercida sobre a Reserva Federal norte-americana (Fed), que procura voltar a trazer a inflação para valores em torno dos 2%. “A mensagem básica é a que o mercado de trabalho pode estar a começar a esfriar e que a Fed pode não ter que agir de forma tão agressiva”, aponta David Page, analista da AXA Investment Managers, em declarações à Reuters
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Wall Street em alta à boleia dos dados do emprego
{{ noCommentsLabel }}