10 competências sociais chave para o futuro

  • Helena Félix
  • 15 Setembro 2022

Só apostando no desenvolvimento de competências técnicas e sociais nos vamos conseguir tornar melhores profissionais e pessoas. Mas este não é um processo fácil. É o resultado de um trabalho diário.

Atualmente, as organizações exigem profissionais cada vez mais completos. Isso implica não só dominar um conjunto de competências técnicas relacionadas com a respetiva área de especialização, como também a capacidade de desenvolver determinadas competências interpessoais e sociais.

São estas competências que nos diferenciam dos demais no mercado de trabalho: fazem parte de quem somos, da nossa personalidade, da nossa forma de pensar e ver o mundo. Por isso, é tão importante procurarmos desenvolvê-las durante o nosso percurso profissional, e, acima de tudo, durante a nossa vida.

Existem dez competências sociais que considero especialmente relevantes para que exista uma evolução profissional consistente, enriquecedora e bem-sucedida. É delas que vos quero falar.

  • Adaptabilidade

Como o próprio nome indica, é a capacidade de nos adaptarmos a novos cenários, situações ou transformações. Quando temos uma forte capacidade de adaptação, somos capazes de aceitar as mudanças e de aprendermos com elas.

  • Assertividade

Ser assertivo(a) é conseguir exprimir pensamentos, ideias ou opiniões de uma forma direta, clara e objetiva, sem desrespeitar ou confrontar os outros. É sermos capazes de ser frontais, firmes e confiantes.

  • Comunicação

Saber comunicar vai muito mais além do saber escrever um email. Implica termos a capacidade de falar com várias pessoas, em diferentes situações, adaptando sempre o discurso a quem nos dirigimos.

  • Criatividade

O chamado pensar “fora da caixa” é uma competência cada vez mais valorizada. É a capacidade de vermos aquilo que os outros não veem e de arranjar uma solução alternativa quando pensávamos que já tínhamos esgotado todas as opções viáveis.

  • Empatia

A empatia é a capacidade de nos colocarmos no lugar de outra pessoa e é fundamental para conseguirmos criar melhores relações com os nossos colegas, clientes, parceiros, e até com as chefias.

  • Gestão de stress

Gerir o stress é ter a capacidade de, num momento de maior tensão, não sermos absorvidos por sentimentos como a hostilidade, amargura, desespero ou outro tipo de negatividade. O truque é descobrirmos o “antídoto” que funciona melhor connosco, e agirmos em conformidade perante situações de stress.

  • Pensamento crítico

Ter pensamento crítico é a capacidade de analisarmos uma situação, pensarmos sobre os seus efeitos colaterais e sabermos como dar feedback construtivo, atingindo os objetivos delineados da forma mais eficiente possível.

  • Perseverança

Falhar faz parte do trabalho (e das nossas vidas). Até conseguirmos atingir o sucesso, temos de cair muitas vezes. A perseverança é a habilidade para superarmos crises e dificuldades. Ser perseverante é não desistir, por mais duro (e longo) que seja o caminho.

  • Resolução de problemas

O confronto de ideias, opiniões e formas de pensar é algo inevitável – seja num ambiente pessoal ou profissional. O mais importante é sabermos como resolver qualquer problema da melhor forma possível e com o melhor resultado potencial.

  • Trabalho em equipa

Saber trabalhar em equipa é conseguir lidar com pessoas diferentes, com backgrounds distintos. É sabermos comunicar com as várias pessoas da nossa equipa e fazermo-nos valer da especialidade de cada um. Para alguns, será mais difícil conquistar algumas destas competências sociais.

Porém, acredito que é possível treinar todas elas desde que estejamos predispostos(as) a fazê-lo. Como tal, existem estratégias às quais podemos recorrer para desenvolvermos estas competências, tais como:

  1. Ser consciente de nós próprios(as). Quando investimos tempo a conhecer-nos plenamente, podemos descobrir forças, fraquezas, valores, objetivos.
  2. Estar aberto(a) a críticas construtivas. Ouvir quem nos rodeia, refletir sobre o que nos disseram e chegar às nossas próprias conclusões.
  3. Evitar ficar preso(a) a preconceitos enraizados no nosso quotidiano. Tentar manter a mente aberta, livre de julgamentos, é crucial para podermos crescer enquanto indivíduos e sociedade.
  4. Estar informado(a). Estarmos mais informados e conscientes do mundo que nos rodeia é importante para, por exemplo, tomarmos decisões mais fundamentadas.
  5. Interagir com pessoas diferentes. Conhecer realidades distintas das nossas e explorar novas culturas pode ser realmente transformador. Muitas vezes, é na diferença que crescemos mais e melhor.
  6. Aprender continuamente. Há uma panóplia de conteúdos formativos, certificações ou formações à nossa disposição. É identificarmos os nossos temas de maior interesse e estarmos atentos(as) às oportunidades de aprendizagem.

Em suma: só apostando no desenvolvimento de competências técnicas e sociais nos vamos conseguir tornar melhores profissionais e pessoas. Mas este não é um processo fácil. É, sim, o resultado de um trabalho diário, de uma aprendizagem contínua e, claro, da predisposição em aceitar desafios que nos permitem evoluir e, assim, fazer a diferença pelos lugares onde passamos, seja em contexto profissional e/ou na nossa vida pessoal.

  • Helena Félix
  • Recruitment operations coordinator da Neotalent

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