Zona Euro. Preços da indústria descem… mas menos
Os preços na produção industrial na Zona Euro continuam com variação homóloga negativa, mas dados de agosto divulgados pelo Eurostat mostram uma melhoria.
Os preços da produção industrial continuam a descer, mas menos. Se em abril, se compararmos com 2015, o valor era de -4,4%, agora em agosto já só é de -2,1%. Este número traduz a variação dos preços dos bens à saída das fábricas e pode indicar boas notícias para a inflação na zona euro.
A tendência verifica-se também em Portugal e na União Europeia (UE), fazendo as contas com os 28 Estados-membros. Na UE, em abril, o valor era de -4,2% e em agosto registou -1,6%. Em Portugal a história repete-se, mas de forma menos positiva: o valor em maio era -4,6% e em agosto é de -2,9%, inferior ao valor divulgado pelo INE a 15 de setembro (-3%).
Evolução dos preços na produção industrial em Portugal
O objetivo da política europeia e, em específico, da política monetária do Banco Central Europeu (BCE) é atingir os 2% de inflação. Mário Draghi já pediu mais medidas dos políticos para concretizar a meta do BCE.
Editado por Mariana de Araújo Barbosa
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Zona Euro. Preços da indústria descem… mas menos
{{ noCommentsLabel }}