Kremlin culpa Europa por interrupção no envio de gás russo

Porta-voz do Kremlin considera que o levantamento de sanções facilitaria os trabalhos de manutenção no principal gasoduto e, por sua vez, a retoma do envio dos fluxos de gás russo para a Europa.

O Kremlin culpou as sanções do Ocidente pelo encerramento do principal gasoduto que transporta gás russo para a Europa através da Alemanha, alertando que se as sanções fossem levantadas, o trabalho de manutenção poderia ser concluído com maior facilidade e os fluxos de gás poderiam ser retomados. As declarações surgem depois de a Rússia ter interrompido indefinidamente o fluxo através do Nord Stream, alegando fugas de óleo nos compressores.

Numa conferência de imprensa, esta segunda-feira, o porta-voz russo Dmitry Peskov afirmou que as sanções estavam a “causar o caos” em matéria de trabalhos de manutenção do gasoduto e os respetivos equipamentos, rejeitando as acusações de que os problemas de abastecimento de gás russo à Europa eram uma jogada política.

Apenas surgiram problemas no fornecimento de gás por causa das sanções aplicadas contra a Rússia pelos países do Ocidente, incluindo a Alemanha e o Reino Unido“, cita a Reuters, as declarações do responsável. “Não existem outros motivos que tenham levado a problemas no abastecimento“, disse. O porta-voz do Kremlin explica que neste momento o funcionamento do gasoduto depende de “uma única unidade que precisa de profunda manutenção”, manutenção essa que as sanções impedem.

Na rede social Twitter, a presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen acusa Putin de usar a energia como uma aram política ao cortar no fornecimento e ao manipular os mercados energéticos. “A Europa prevalecerá”, garante a mesma, relembrando que a Comissão Europeia está a preparar um conjunto de medidas de intervenção de energia para ajudar as empresas e as famílias a enfrentar o aumento dos preços

O encerramento da “torneira” ao gás russo fez disparar, esta segunda-feira, os preços do gás natural na Europa. O contrato Dutch TTF Gas para entrega em outubro chegou a subir quase 28% no início desta manhã, estando, atualmente, a ganhar 15% para 249 euros por megawatt/hora.

Na passada sexta-feira, a empresa estatal russa Gazprom anunciou ter detetado fugas de óleo durante os trabalhos de manutenção no Nord Stream 1, argumentando que a falta de condições técnicas na estação de compressão de Portovaia, na cidade de Viburgo, na Rússia, iria obrigar a uma interrupção completa no fornecimento de gás. O principal gasoduto que liga a Rússia à Europa encontra-se suspenso desde o dia 31 de agosto por motivos de manutenção e devia ter reaberto no passado dia 3 de setembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Kremlin culpa Europa por interrupção no envio de gás russo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião