Banca europeia aplaude Lagarde na bolsa. BCP ganha 6,5%

Decisão do BCE de subir os juros chegou a penalizar as ações, mas os índices inverteram e fecharam em terreno positivo. Sobretudo a banca, e, em Portugal, o BCP.

O Banco Central Europeu (BCE) acelerou a subida dos juros esta quinta-feira e os investidores aplaudiram. As bolsas fecharam com ganhos e as ações da banca brilharam nesta sessão, com o português BCP a disparar 6,54%, para 15,31 cêntimos cada título.

A equipa de Christine Lagarde optou por aumentar as taxas de juro na Zona Euro em 75 pontos base, uma decisão sem precedentes. O BCE admitiu também estar mais pessimista com a economia e avisou que ainda se está longe das taxas que vão trazer a inflação de volta ao objetivo dos 2%.

Apesar de ter caído depois da notícia, o Stoxx 600 somou 0,5% no fecho, enquanto o setor europeu da banca destacou-se com uma subida de 3,29%. Em Lisboa, os ganhos do BCP ajudaram o principal índice português a fechar com um avanço de 0,47%, para 5.965,7 pontos. O banco liderado por Miguel Maya conseguiu, de longe, o melhor desempenho entre as cotadas da primeira liga nesta sessão.

BCP brilha na bolsa

Na energia, a EDP Renováveis também contribuiu para os ganhos ao valorizar 2,36%, enquanto a GreenVolt subiu 0,79%. A EDP ganhou 0,77%.

A travar um desempenho ainda mais positivo estiveram os títulos da Galp. A petrolífera recuou 2,71%, para 10,25 dólares, um dia depois de os preços do Brent terem caído para mínimos de fevereiro. Apesar de tudo, o petróleo sobe 1,31% em Londres, mas continua abaixo dos 90 dólares por barril.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banca europeia aplaude Lagarde na bolsa. BCP ganha 6,5%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião