Governo pede à ASAE para investigar ganhos na distribuição

  • ECO
  • 9 Setembro 2022

ASAE vai averiguar se as cadeias de hipermercados, supermercados e outras retalhistas estão a aumentar os preços de forma especulativa.

Após queixas sobre as subidas dos preços praticados por várias cadeias de hipermercados, supermercados e outras retalhistas, o Governo decidiu pedir à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) para investigar eventuais ganhos excessivos das empresas de distribuição, avança o Jornal Económico (acesso pago).

O organismo irá assim averiguar se as empresas estão a aumentar os preços de forma especulativa, confirmou ao ECO fonte oficial do Ministério da Economia. A ASAE terá legitimidade para atuar, como sinaliza um advogado ao jornal, sendo que “poderá ser investigada a eventual prática de um delito antieconómico de especulação”, com a ASAE a controlar preços de determinados bens para perceber se há uma subida injustificada de preços.

Além disso, “em causa poderá, igualmente, estar a prática de concertação e alinhamento dos preços em alta por parte de agentes económicos entre si, o que pode ser investigado pela Autoridade da Concorrência e dar lugar à aplicação de coimas elevadas e à inibição de tais práticas”, explica o advogado António Jaime Martins.

É de recordar que o Governo já tinha também pedido à ASAE para fiscalizar a descida do preço dos combustíveis nas bombas, após entrar em vigor a redução do imposto sobre os combustíveis. O organismo fiscaliza se os postos de abastecimento estão a aplicar a medida que permite um alívio dos preços diretamente nos consumidores.

(Notícia atualizada às 11h46 com confirmação oficial)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo pede à ASAE para investigar ganhos na distribuição

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião