Bison Bank aponta António Henriques como CEO e recruta na Caixa

Administração para o quadriénio 2022/2025 já recebeu autorização prévia por parte do Banco de Portugal. Antigo Banif – Banco de Investimento avança com negócio de ativos digitais.

António Henriques é o novo presidente da comissão executiva do Bison Bank (antigo Banif – Banco de Investimento). O até agora vice-presidente, que mantém a responsabilidade sobre as áreas de tecnologia, operações e recursos humanos, vai ser acompanhado por outros dois elementos com mais de 25 anos de experiência no setor financeiro.

É o caso de André Rendeiro, que também transita do anterior mandato e continua com as áreas de risco, compliance e jurídico & governo; e de Eduardo Moradas, recrutado à Caixa Geral de Depósitos para ficar com as áreas de desenvolvimento de negócio, tesouraria e suporte a clientes no banco detida pelo chinês Bison Capital Financial Holdings Limited.

Anunciados esta sexta-feira, os novos administradores já receberam autorização prévia por parte do Banco de Portugal. O conselho de administração para o quadriénio 2022 / 2025 é composto por Bian Fang (presidente), Issuf Ahmad, Ting Wang, Luís Miguel Gonçalves Folhadela de Oliveira, António Manuel Gouveia Ribeiro Henriques, André Filipe Ventura Rendeiro e Eduardo Nuno de Sousa Feijóo Moradas.

“A estratégia a implementar pela comissão executiva focar-se-á na consolidação das atuais linhas de negócio bancário, em particular depositário, custódia, consultoria para investimento e banca de investimento, bem como no desenvolvimento da atividade de custódia e transação de ativos virtuais para clientes através da nova subsidiária – Bison Digital Assets, S.A. que é a primeira entidade em Portugal e das poucas na Europa que, sendo detida por um banco, atua na área de ativos virtuais. A condução do negócio estará assente num modelo B2B, visando servir clientes institucionais e HNWI, domésticos e internacionais, com recurso a uma forte componente digital”, frisa a instituição.

Desde que foi comprado à Oitante, em 2018, o banco de investimento que em maio avançou com um despedimento coletivo de 14 trabalhadores, tem somado prejuízos atrás de prejuízos. Inicialmente, o grupo de Hong Kong tencionava chegar aos lucros logo em 2020, mas o break-even ainda continua por atingir, isto depois de ter fechado 2021 com prejuízos de 10,6 milhões de euros.

Em comunicado enviado às redações, depois de o JE ter avançado com os nomes, o Bison Bank sublinha que a nova composição do conselho de administração e o novo modelo de governo com a integração do comité de auditoria, liderado por Issuf Ahmad, vai permitir “assegurar uma maior eficiência e coesão na gestão, uma maior proximidade e acompanhamento na fiscalização e a consolidação e desenvolvimento das operações com sucesso ao longo do mandato em curso”.

O banco de investimento ex-Banif anunciou em fevereiro ter concluído o aumento de capital de 19 milhões que tinha acordado com o Banco de Portugal. Quando comprou o antigo banco de investimento do Banif, em julho de 2018, o grupo chinês comprometeu-se junto do supervisor a injetar 60 milhões de euros no Bison Bank até final de 2019, mas aquando da aquisição apenas colocou 41 milhões através de aumento de capital da instituição.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bison Bank aponta António Henriques como CEO e recruta na Caixa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião