Bison Bank conclui aumento de capital de 19 milhões

Banco de investimento ex-Banif, detido pelo grupo chinês Bison, diz ter concluído o aumento de capital de 19 milhões que tinha acordado com o Banco de Portugal.

O Bison Bank concluiu finalmente o aumento de capital de 19 milhões de euros que tinha acordado com o Banco de Portugal, segundo anunciou esta sexta-feira em comunicado.

Quando comprou o antigo banco de investimento do Banif, em julho de 2018, o grupo chinês comprometeu-se junto do supervisor a injetar 60 milhões de euros no Bison Bank até final de 2019. Porém, aquando da aquisição, apenas colocou 41 milhões através de aumento de capital da instituição, faltando ainda 19 milhões. E só agora esse processo ficou concluído, num atraso que mereceu reparos do Banco de Portugal, como adiantou o ECO.

O Bison Bank é detido pela Bison Capital Financial, que é detido por sua vez pela Bison Capital Holding Company Limited, com sede em Hong Kong.

Em declarações ao ECO em outubro, o grupo chinês admitiu pela primeira vez oficialmente a entrada de novos acionistas no banco de investimento ex-Banif para acelerar o crescimento do negócio.

Em comunicado divulgado esta sexta-feira, o Bison Bank adianta ainda que “foi aceite pelo Banco Central da China como membro da Cross-border Interbank Payment System (CIPS), uma instituição líder que fornece serviços de pagamento e clearing para instituições financeiras em transações transfronteiriças de RMB”.

A adesão a esta rede “contribuirá para a promoção comercial do banco em transações transfronteiriças de RMB e ajudará os clientes com transações denominadas em RMB”, acrescenta o banco.

O Bison Bank fechou o primeiro semestre do ano com prejuízos de cerca de 3,6 milhões de euros, período marcado pela pandemia. O banco empregava 57 trabalhadores no final de 2019.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bison Bank conclui aumento de capital de 19 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião