Combustíveis quase não mexem. Gasolina desce um cêntimo e gasóleo não sofre alterações

Segunda-feira, quando for abastecer, deverá voltar a pagar 1,829 euros por litro de gasóleo simples. Já o litro de gasolina simples 95 descerá um cêntimo para 1,709 euros.

Depois de uma forte descida esta semana, os portugueses não vão sentir quase diferença nenhuma nos preços quando forem atestar o carro na próxima semana. A gasolina deverá descer um cêntimo por litro e o gasóleo não deverá sofrer alterações, avançou ao ECO fonte do setor.

Estes valores ainda podem sofrer um ajustamento, tendo em conta o fecho das cotações do brent esta sexta-feira e o comportamento do mercado cambial, mas, à partida, pode contar voltar a pagar 1,829 euros por litro de gasóleo simples e 1,709 euros por litro de gasolina simples 95, de acordo com os valores médios praticados nas bombas esta segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), que já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras.

Estes valores incorporam já os descontos aplicados no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) dos combustíveis, a suspensão da atualização da taxa de carbono e também os descontos para o gasóleo agrícola. Medidas que o Governo decidiu prolongar até ao final do ano para ajudar as famílias a mitigar os efeitos da aceleração da inflação. A partir do final de outubro, os consumidores vão passar a ter uma ideia mais clara dos “descontos” resultantes da aplicação destas medidas, já que terão de ser obrigatoriamente discriminados na fatura.

Os preços nas bombas refletem a expectável queda de 4% das cotações do brent esta semana –que chegou a bater mínimos de janeiro–, mas também a forte desvalorização do euro face ao dólar que tornam as compras do ouro negro nos mercados internacionais mais caras, já que são denominadas em dólares. Esta sexta-feira o Brent do Mar do Norte, que serve de referência ao mercado europeu, valoriza 1,83% pata os 90,78, já que os investidores estão a considerar mais seriamente a ameaça da Rússia de interromper as exportações de petróleo e gás para alguns compradores.

Petróleo em alta

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Combustíveis quase não mexem. Gasolina desce um cêntimo e gasóleo não sofre alterações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião