Euro recupera para 1,0144 dólares com BCE a acelerar juros

O euro está a negociar em máximos de meados de agosto face ao dólar, estando a recuperar desde que o BCE decidiu subir os juros em 75 pontos base.

O euro continua a valorizar face ao dólar, para máximos de meados de agosto, depois de uma sequência de sessões que colocaram a moeda única novamente acima da paridade. Pelas 7h30 em Lisboa, o euro negociava-se por 1,0144 dólares, uma subida de cerca de 0,23% face a segunda-feira.

A recuperação prossegue depois de, na sessão prévia, o euro ter registado a maior valorização em seis meses, na ordem de 1,6%, de acordo com a Bloomberg. Um avanço que estará intimamente relacionado com as perspetivas de subida agressiva dos juros diretores pelo Banco Central Europeu (BCE).

Euro em máximos de agosto

Fonte: Refinitiv

Os investidores temiam que a Zona Euro estivesse a ficar para trás no combate à inflação, numa altura em que a Fed norte-americana tem vindo a escalar as taxas a um ritmo bastante superior. Mas, em 8 de setembro, Christine Lagarde, presidente do BCE, anunciou uma nova subida dos juros, agora de 75 pontos base.

Há ainda outro fator que estará na base da recuperação do euro nos últimos dias. Segundo a agência, os investidores estão a tentar proteger os portefólios perante aquilo que vai ser a divulgação da taxa de inflação em agosto esta terça-feira. Os economistas antecipam uma desaceleração, o que poderia levar a Fed a moderar a subida dos juros nos EUA.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Euro recupera para 1,0144 dólares com BCE a acelerar juros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião