Ações europeias com maior ciclo de ganhos num ano

A melhoria das perspectivas face aos resultados empresariais e da economia na Europa suportam os recentes ganhos das ações.

As praças bolsistas do Velho Continente estão a negociar pela sexta sessão consecutiva em alta, preparando-se para concretizar o mais extenso ciclo de ganhos do último ano. O índice Stoxx Europe 600 valoriza 0,68%, para os 345,56 pontos, a maior subida diária em duas semanas. Já a bolsa de Londres acelera para níveis próximos do recorde estabelecido em abril de 2015. Avança 1,65%, para os 7.098 pontos.

A bolsa britânica está a tirar partido do desempenho dos títulos das exportadoras que estão a ser impulsionadas pelo recuo da libra para novos mínimos de 31 anos. Os investidores conseguem resistir ainda aos receios dos investidores em torno da saúde do setor financeiro, num dia em que as ações do Deutsche Bank seguem em alta. Os títulos do banco alemão valorizam 0,39%, para os 11,015 euros euros, dando seguimento ao disparo de mais de 6% registado na sexta-feira passada, dia em que foi noticiada a possibilidade de um corte para menos de metade do valor da multa de que é alvo por parte do Departamento de Justiça dos EUA. E termos setoriais, a tendência de hoje é genericamente positiva nas ações europeias, com apenas dois setores em queda: o imobiliário e as utilities. Em alta, destaque para o avanço dos setores de recursos naturais, automóvel e de bens de consumo.

Os números económicos estão bons na Europa, e assistimos no último trimestre a uma ligeira melhoria no quadro geral dos resultados. O panorama dos resultados para as próximas semanas é bom e pode ajudar o mercado a suster os níveis atuais

Pierre Mouton, gestor de fundos da Notz, Stucki

“A queda da libra está a beneficiar as ações britânicas e tem sido boa para os exportadores britânicos”, salientou Pierre Mouton, gestor de fundos da Notz, Stucki, citado pela Bloomberg. “Os números económicos estão bons na Europa, e assistimos no último trimestre a uma ligeira melhoria no quadro geral dos resultados. O panorama dos resultados para as próximas semanas é bom e pode ajudar o mercado a suster os níveis atuais”, acrescentou o mesmo especialista. De salientar que, pelo segundo mês, os analistas melhoraram as suas estimativas que apontam para uma contração dos resultados empresariais na Europa.

Os mercados acionistas estão a entrar na fase final do ano, num contexto em que os dados económicos da Zona Euro começaram a bater as estimativas, depois de o índice Stoxx Euro 600 ter fechado o primeiro trimestre de ganhos do ano. Segundo os analistas do UBS, uma melhoria sustentada dos resultados empresariais ao longo dos próximos trimestres poderá conduzir a ganhos significativos para as ações. No mesmo sentido vai a opinião de Michael Kapler. “Estamos num potencial ponto de viragem muito importante para as ações europeias, afirma este gestor de fundos da germânica Mittelbrandenburgische Sparkasse. E acrescenta: “as expectativas do mercado que apontam para que a recessão dos resultados acabe são muito elevadas. Isto é muito importante, e deveremos assistir, a algum crescimento de resultados.

Entre os títulos mais ativos na sessão bolsista europeia incluem-se as ações da LV Moet Hennessy Louis Vuitton, depois do gigante do luxo ter anunciado que acordou a compra de 80% da marca de malas Rimowa. Os títulos sobem 2,66%, para os 156,05 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ações europeias com maior ciclo de ganhos num ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião