Bolsa nacional avança pelo segundo dia

A bolsa lisboeta acompanha o sentimento positivo das pares europeias, num dia em que a Galp é a principal responsável pelo avanço de 0,45% do PSI-20.

A praça bolsista lisboeta arrancou a sessão em alta, somando o segundo dia de ganhos consecutivo de ganhos, com o PSI-20 a valorizar 0,44%, para os 4.614 pontos. Apenas dois títulos do índice PSI-20 seguem em queda. O índice luso acompanha o sentimento positivo a que se assiste na Europa, num dia em que as ações do Deutsche Bank avançam pela quarta sessão. O índice Stoxx Europe 600 valoriza 0,71%, para os 345,66 pontos.

O comportamento dos principais índices bolsistas do Velho Continente segue a tendência dos pares asiáticos que foram suportados pela divulgação de dados económicos positivos nos EUA. Em concreto, o aumento acima do previsto do índice ISM relativo ao setor manufatureiro, em setembro. “Em geral, a economia dos EUA parece estar no caminho do crescimento”, refere a este propósito um responsável do Japan Asia Securities Group, citado pela Bloomberg.

Já o arranque positivo da sessão lisboeta está a ser suportado pelos ganhos da Galp, mas também das retalhistas. As ações da petrolífera avançam 0,62%, para os 12,26 euros, enquanto as da Jerónimo Martins e da Sonae progridem 0,7% e 2,03%, para os 15,89 euros e 0,705 euros, respetivamente. Já ontem, as ações da Jerónimo Martins tinham registado fortes ganhos, com os investidores a aplaudirem a possibilidade de a Jerónimo Martins avançar com uma remuneração extraordinária.

Nota positiva também para o BCP, cujos títulos progridem 0,65%, para os 1,56 cêntimos. “As ações do BCP têm alcançado ganhos notáveis, sobretudo à luz da envolvente adversa do setor bancário. Este padrão demonstra que nesta fase são os fatores intrínsecos ao banco a determinarem uma parte substancial do comportamento da ação”, comenta o BPI no seu diário diário desta manhã. Já os títulos do BPI seguem inalterados nos 1,129 euros.

Nota negativa para as ações da Sonae Capital que lideram as quedas na praça lisboeta, com uma queda de 0,87% para os 0,682 euros, a corrigir dos ganhos registados na última sessão. O título foi impulsionado na última sessão pelo anúncio de sexta-feira passada de que a Sonae Capital concretizou, por aproximadamente 1,75 milhões de euros, a alienação da participação indireta de 15% que detinha na Operscut – Operação e Manutenção de Auto-Estradas à EGIS ROAD OPERATION.

Hoje o foco dos investidores volta a estar no setor financeiro já que as ações do Deutsche Bank retomam a negociação após o feriado desta segunda-feira na Alemanha. Os títulos do banco alemão valorizam pela quarta sessão consecutiva – 2,12% para os 11,815 euros –, a beneficiar das notícias de sexta-feira que apontam para um corte em mais de metade dos 12,5 mil milhões de euros (14 mil milhões de dólares) da multa nos EUA.

No mercado cambial, referência para a libra que regista um novo mínimo de 31 anos.

No mercado petrolífero, o início do dia está a ser marcado por correção das cotações após os máximos de três meses registados na sessão de ontem.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa nacional avança pelo segundo dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião