Fatura da luz sobe 3% no mercado regulado em outubro

Depois de uma descida em julho, a ERSE volta a subir os preços da luz no mercado regulado em cerca de cinco euros/MWh a partir de 1 de outubro. Medida abrange 927 mil clientes.

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou que o preço da eletricidade no mercado regulado vai aumentar 5 euros por megawatt/hora a partir de 1 de outubro. Segundo a entidade, para a maioria dos clientes domésticos este valor traduzir-se-á num aumento de cerca de 3% na fatura mensal da eletricidade.

Numa nota divulgada esta quinta-feira, a ERSE explica que “esta atualização ocorre num momento em que os mercados de energia são particularmente afetados pelo conflito que decorre entre a Ucrânia e a Rússia”.

Feitas as contas, o impacto estimado desta atualização no mercado regulado, para as tipologias mais representativas de clientes, é de, aproximadamente, 3% no total da fatura de eletricidade (incluindo taxas e impostos), em relação aos preços em vigor, frisa o regulador.

A título de exemplo, uma fatura de eletricidade para um casal sem filhos, com uma potência contratada até 3,45 kVA e um consumo de 1.900 kWh por ano, verá um incremento de 1,05 euros na fatura da eletricidade comparado a setembro deste ano, passando a pagar 38,22 euros. Já um casal com dois filhos, com uma potência contratada de 6,9 kVA e um consumo de 5.000 kWh por ano, registará um aumento de 2,86 euros na fatura mensal da luz, passando a pagar, em outubro, 94,97 euros.

Este aumento acontece depois de em abril a ERSE ter anunciado que em julho haveria uma redução de 2,6% nos preços da eletricidade no mercado regulado, na sequência de medidas adotadas pelo Governo e pelo regulador para travar o impacto do aumento dos preços nos mercados grossistas.

Segundo os valores apresentados pela ERSE, a aplicação desta nova tarifa abrange 6,5% do consumo total de eletricidade no país, ou seja, 927 mil clientes contabilizados até julho de 2022.

Notícia atualizada às 19h42 com mais informações

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fatura da luz sobe 3% no mercado regulado em outubro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião