Lidl diz que cosméticos que Infarmed mandou retirar do mercado não estão à venda

  • Lusa
  • 16 Setembro 2022

O Lidl esclarece que os cosméticos, que o Infarmed mandou retirar do mercado, não se encontram à venda nas suas lojas desde 18 de agosto de 2022.

A empresa Lidl disse esta sexta-feira que os produtos cosméticos que a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) ordenou que fossem retirados do mercado não estão à venda nas suas lojas desde 18 de agosto.

O Lidl esclarece que os mesmos não se encontram à venda nas suas lojas desde 18 de agosto de 2022”, adiantou a empresa em comunicado, manifestando-se “totalmente disponível a colaborar com o Infarmed naquilo que considerarem conveniente”. A cadeia de supermercados referiu ainda que, caso algum dos clientes tenha dúvidas sobre os produtos em questão, deverá entrar em contacto com a Linha de Atendimento ao Cliente, através do número 800 025 025.

O Infarmed ordenou a retirada do mercado de produtos cosméticos da marca Cien, comercializados pela empresa Lidl, por conterem uma substância proibida. Os produtos em causa são para a coloração do cabelo, nomeadamente para “Cabelo escuro”, “Preto”, “Chocolate Brasil”, “Castanho Noz”, “Loiro platinado”, “Loiro Caramelo Luminoso”, “Loiro Sahara”, “Loiro Dourado” e “Loiro Glam Shine”, precisou o Infarmed numa circular informativa publicada hoje no seu ‘site’.

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde refere que, no âmbito de uma ação de fiscalização, constatou “a existência no mercado nacional de produtos cosméticos da marca Cien, cujo distribuidor é a empresa Lidl & Cia, que continham na sua composição o ingrediente Butylphenyl methylpropional”.

O Infarmed lembrou que desde o dia 1 de março não podem ser comercializados nem disponibilizados ao consumidor produtos cosméticos que tenham na sua composição ‘butylphenyl methylpropional ou piritiona de zinco’, substâncias classificadas como cancerígenas, mutagénicas ou tóxicas para a reprodução. Na circular, a autoridade do medicamento avisou as entidades que disponham destes produtos que não os podem disponibilizar e apelou aos consumidores para que não utilizem estes produtos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lidl diz que cosméticos que Infarmed mandou retirar do mercado não estão à venda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião