VdA e CBRE lançam nova edição do The Property Handbook

O objetivo deste guia para o investimento imobiliário em Portugal é disponibilizar aos investidores um conjunto de informações sobre o mercado e o respetivo contexto legal e fiscal.

A sociedade de advogados Vieira de Almeida (VdA) e a consultora imobiliária CBRE lançaram a 7ª edição do The Property Handbook – a Real Estate Investment Guide. O objetivo deste guia para o investimento imobiliário em Portugal é disponibilizar aos investidores um conjunto de informações sobre o mercado e o respetivo contexto legal e fiscal, com vista a apoiar as suas estratégias de investimento e a sua tomada de decisão no contexto do mercado imobiliário.

“Este guia foi lançado pela primeira vez em 2013, quando Portugal estava ainda em plena crise financeira e era mais difícil atrair investimento, nomeadamente estrangeiro. Esta atualização do The Property Handbook, apresentado em formato online desde 2019, surge também em contexto de incerteza e visa, tal como aconteceu em 2013, esclarecer os investidores relativamente ao contexto do mercado imobiliário nacional, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para um investimento mais esclarecido e seguro (aspetos ainda mais relevantes em períodos de maior incerteza)”, referem em comunicado.

Este guia disponibiliza um acesso fácil e dinâmico à informação de mercado e ao respetivo enquadramento legal e fiscal. A análise do mercado é feita nas vertentes de investimento e ocupação, para os segmentos de escritórios, comércio, logística, mercado residencial, setor hoteleiro, setor agrícola (Agribusiness) e este ano, pela primeira vez, inclui ainda uma visão sobre as residências para seniores, um setor com elevado potencial de crescimento no nosso país.

“Após um início de ano marcado por elevada atividade no mercado imobiliário, constatamos à data um período de maior incerteza. Sentimos cada vez menos e já quase de forma nula o efeito da pandemia. Contudo, a economia global atravessa agora um momento em que se vê impactada pela inflação, pelas taxas de juro crescentes e pela instabilidade provocada pelo conflito na Ucrânia”, sublinham em comunicado.

Para Cristina Arouca, diretora de Research da CBRE, “vive-se um período de alguma instabilidade, mas, em simultâneo, temos sentido apetite e liquidez dos investidores, bem como um enorme dinamismo, em particular de setores que apresentam fortes fundamentos, como é o logístico. A aposta num documento que disponibiliza aos investidores, nomeadamente estrangeiros, informação necessária e insights, atualizados periodicamente, vem dar resposta a muitas das questões que os investidores têm e pretendem esclarecer de forma rápida, para que possam tomar decisões informadas”.

“É certo que vivemos tempos de incerteza, mas é também certo que a gestão de informação em contexto de instabilidade se tornou um “must have” para qualquer player do mercado. É precisamente para apoiar os investidores neste ciclo que preparámos, em conjunto com a CBRE, esta nova edição do guia de investimento, que estamos certos poderá contribuir para alargar a base de conhecimento, no momento da decisão de investimento”, considerou Miguel Marques dos Santos, sócio da área de imobiliário da VdA.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

VdA e CBRE lançam nova edição do The Property Handbook

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião