Mendonça Mendes defende que choque fiscal não resolve problemas económicos

  • ECO
  • 20 Setembro 2022

"Valorizo mais as medidas do PRR para estas questões", apontou o secretário de Estados dos Assuntos Fiscais, defendendo o acelerar da descarbonização para resolver a crise energética.

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, defendeu esta terça-feira que os problemas económicos como a alta inflação e o custo elevado da energia não serão resolvidos através dos impostos. “A política fiscal tem um papel, deve ajudar a acelerar alterações, a mudar comportamentos, tem de existir para garantir o financiamento do Estado (…), mas a política fiscal não é seguramente a solução mágica para todos os problemas de política económica que temos”, disse, citado pelo Dinheiro Vivo.

O responsável, que falava na abertura da conferência “Fiscalidade no OE2022” promovida pelo Grupo Global Media, António Mendonça Mendes salientou, por isso, que “o choque fiscal não é, nem pode ser, a panaceia para a resolução dos nossos problemas”, acentuando que “os problemas económicos não se resolvem com um choque fiscal”. Declarações que surgem numa altura em que o ministro da Economia defende uma redução transversal do IRC.

A solução, apontou, para a situação de crise energética passa pela aceleração da descarbonização, com o apoio do Plano de Recuperação e de Resiliência (PRR). “Não são os impostos que vão resolver o problema dos elevados custos da energia. Isso faz-se acelerando a transição energética”, precisou o secretário de Estado, justificando que “é isso que vai diminuir a fatura das empresas na energia, não são os impostos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mendonça Mendes defende que choque fiscal não resolve problemas económicos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião