Lagarde admite inflação acima da meta por mais tempo

  • ECO
  • 20 Setembro 2022

Presidente do Banco Central Europeu prevê recessão económica para o ano de 2023 e reforça ideia de "fazer o que for preciso" para que a taxa de inflação volte ao patamar dos 2% no médio prazo.

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, admite que a taxa de inflação na zona euro fique acima da meta por mais tempo do que estava inicialmente previsto. A responsável antecipou ainda mais subidas das taxas de juro, que poderão ser ainda mais expressivas do que os 75 pontos base anunciados no início de setembro.

“Espera-se que a inflação seja mais alta do que no final dos cenários projetados originalmente”, referiu Christine Lagarde num discurso proferido em Frankfurt, na Alemanha. A líder do BCE reforçou que a instituição “vai fazer o que for preciso” para repor a taxa de inflação no patamar dos 2% no médio prazo e garantir que não se “enraíze”.

Os produtos energéticos são o elemento que mais estão a contribuir para o aumento expressivo da taxa de inflação, “representando cerca de 30%” do aumento verificado desde o início do ano.

O BCE também prevê que a economia “vai contrair no próximo ano, antes de recuperar em 2024”, abrindo a porta a um cenário de recessão.

Christine Lagarde admitiu ainda que os choques gerados pela pandemia da Covid-19 e a guerra na Ucrânia criaram um “novo mapa global” nas relações económicas, que vão levar os constrangimentos de oferta de bens “a demorarem mais tempo do que no passado”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lagarde admite inflação acima da meta por mais tempo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião