Já há previsões a apontar para contração da economia portuguesa em 2023

Especialistas da Allianz Trade projetam que a economia portuguesa vai crescer 6,3% este ano e contrair 0,3% em 2023.

Existem ainda muitos elementos que trazem incerteza para o cenário económico no próximo ano, mas há já previsões que apontam para uma contração da economia portuguesa. Os especialistas da Allianz Trade projetam que o PIB português vai contrair 0,3% em 2023, uma revisão em baixa das previsões de julho, que apontavam para um crescimento de 1,7%.

Já para a inflação, as previsões colocam o indicador nos 7% neste ano e nos 4,3% em 2023, uma revisão em alta face às estimativas anteriores de uma inflação de 5,6% em 2022 e de 3% no próximo ano, segundo indica a Companhia de Seguro de Créditos (Cosec), detida pela Allianz Trade, em comunicado. Os especialistas reviram também as previsões europeias, estimando agora que a economia do euro avance 3,1% neste ano e registe uma contração de 0,8% em 2023.

“A Zona Euro entrará em recessão no próximo ano e a médio prazo as perspetivas económicas não são muito animadoras”, projeta Ludovic Subran, economista-chefe da Allianz, citado em comunicado. Isto numa altura em que “os preços da energia devem continuar elevados, a limitação no fornecimento de gás natural, conjugada com a incerteza geopolítica persistente e com as limitações ao nível das políticas, fazem aumentar os receios de um prolongamento da recessão em 2024”.

O responsável destaca a Alemanha, que “tem uma economia assente numa indústria fortemente exportadora” e deverá ser “uma das geografias que vai enfrentar um contexto económico desafiante”.

Quanto à evolução dos preços, Ludovic Subran diz que “na Zona Euro, a inflação pode atingir o seu pico, próximo dos 10% no quarto trimestre de 2022 e manter-se acima dos 4% no último trimestre de 2023″. Ainda assim, o “excesso de inventário no setor transformador e na construção podem ajudar a baixar a inflação em 2023”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já há previsões a apontar para contração da economia portuguesa em 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião