Antigo comboio Autoeuropa arranca no início de 2023 entre Portugal e Alemanha
Medway recupera comboio que há uma década serviu Autoeuropa no transporte de mercadorias para Estugarda. Transportadora suspende sobretaxa energética devido a medidas do Governo.
No primeiro trimestre de 2023, Portugal vai voltar a ter um comboio de mercadorias para Estugarda, no centro da Alemanha. Agora designada como Vasco da Gama, a Medway vai recuperar, depois de dois adiamentos, a ligação ferroviária que há uma década servia a Autoeuropa.
“A pandemia e o seu reflexo na economia, sobretudo, na logística, aconselhou-nos a suspender o projeto e a aguardar pelo regresso à normalidade. Apesar dos condicionalismos atuais decorrentes da guerra na Ucrânia e dos consequentes impactos nos custos da energia, inflação e previsível recessão na economia europeia, consideramos haver condições para lançarmos o projeto no primeiro trimestre de 2023“, refere ao ECO o presidente do conselho de administração da Medway, Carlos Vasconcelos.
As mercadorias poderão ser transportadas através de contentores e de caixas móveis, conforme as necessidades dos clientes, refere o mesmo responsável. A empresa portuguesa vai ficar responsável pelo transporte de toda a carga em toda a Península Ibérica, até à localidade de Irún, junto à fronteira com França. A partir daí, a operação estará por conta de um parceiro, ainda não nomeado.
Além de servir a Alemanha, este comboio poderá servir também o Norte de França, a Bélgica e os Países Baixos. O aumento dos custos com os motoristas, a subida das despesas com os combustíveis e os fatores ambientais são as razões que contribuem para a escolha da ferrovia. O transporte de carga por comboio polui menos 70% em comparação com o uso de um camião.
O comboio Vasco da Gama esteve para arrancar por duas vezes. Em meados de 2019 foi anunciada a circulação das composições a partir de meados de 2020; e depois em fevereiro de 2021 foi adiantado que o comboio iniciaria o trajeto no último trimestre desse ano.
Em 2012 houve um comboio em circulação entre Pampilhosa e Hanôver, na Alemanha, organizado pela DB Schenker e que contava com a Autoeuropa como uma das principais clientes — foi mesmo a fábrica de Palmela que deu nome ao “Comboio Autoeuropa”. No entanto, as dificuldades na travessia de França levaram ao fim desse comboio, após vários meses de experiência.
Suspensão da sobretaxa
A Medway, entretanto, decidiu suspender a cobrança da sobretaxa energética junto dos seus clientes, entre 1 de outubro e o final de 2022. Desde março de 2022 que a transportadora ferroviária tinha aplicado um tributo adicional por causa do aumento dos custos energéticos com o gasóleo e com a eletricidade.
A empresa é uma das beneficiadas das subvenções de 15 milhões de euros para as transportadoras ferroviárias de mercadorias. A medida integra o pacote de medidas para combater o aumento do preço da energia junto das empresas, apresentado em meados de setembro pelo ministro da Economia, António Costa Silva.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Antigo comboio Autoeuropa arranca no início de 2023 entre Portugal e Alemanha
{{ noCommentsLabel }}