Reino Unido recua no imposto sobre os maiores rendimentos
Governo britânico já não vai reduzir a taxa de 45% do imposto de rendimentos para pessoas que ganham mais de 150 mil libras por ano.
O Governo britânico deu esta segunda-feira um passo atrás no plano de corte de impostos anunciado na semana passada, após várias reações públicas e turbulências nos mercados. O ministro britânico das Finanças, Kwasi Kwarteng anunciou que não vai reduzir a taxa de 45% do imposto de rendimentos para pessoas que ganham mais de 150 mil libras por ano (cerca de 171 mil euros).
De acordo com uma publicação do responsável no Twitter, o Governo continua focado no pacote de crescimento financeiro, mas aquela medida específica iria cair. “Está claro que a taxa de 45% se tornou uma distração perante a nossa missão primordial de enfrentar os desafios que a nossa economia enfrenta“, disse Kwasi Kwarteng, em comunicado.
Tweet from @KwasiKwarteng
“Assim, estou a anunciar que não vamos avançar com a redução da taxa de 45%. Nós entendemos e ouvimos”, acrescentou o responsável.
A reação dos mercados à inversão de posição do Governo britânico não se fez esperar. A libra sobe 1%, tocando máximos de uma semana ao atingir os 1,128 dólares.
Os cortes de impostos foram mal recebidos pelos mercados financeiros. Nos dias que se seguiram ao anúncio, a libra caiu para um mínimo de todos os tempos e os títulos do Governo britânico começaram a ser vendidos a uma taxa histórica, fazendo com que o Banco da Inglaterra iniciasse um programa temporário de compra de dívida.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Reino Unido recua no imposto sobre os maiores rendimentos
{{ noCommentsLabel }}