Libra cai face ao dólar para mínimo desde 1985

  • Lusa
  • 16 Setembro 2022

Libra cai 0,8% face ao dólar norte-americano e é transacionada a 1,137 dólares, negociando abaixo de 1,14 dólares pela primeira vez em quase 40 anos. Face ao euro, libra cai 0,4% para 1,142 euros.

A libra caiu esta sexta-feira em relação ao dólar norte-americano para o nível mais baixo desde 1985, devido, segundo analistas, ao declínio das vendas a retalho no Reino Unido em agosto, divulgado esta sexta-feira.

A libra caiu 0,8% em relação à moeda norte-americana no início da negociação em Londres, ao ser transacionada a 1,137 dólares, a primeira vez que caiu abaixo de 1,14 dólares em quase 40 anos. Face ao euro, a moeda britânica também perdeu valor, baixando 0,4% para 1,142 euros, o nível mais baixo desde o início de 2021.

Por volta das 09:15 TMG (10:15 em Lisboa), a libra caiu 0,67% em relação ao dólar para 1,1375 dólares e 0,49% em relação ao euro para 1,1408 euros.

De acordo com dados divulgados esta sexta-feira pelo Office for National Statistics (ONS), as vendas a retalho no país caíram 1,6% em agosto passado, uma tendência que começou há cerca de um ano quando houve restrições para a atividade das empresas de hotelaria devido à pandemia.

Os analistas tinham previsto que a queda nas vendas a retalho fosse de apenas 0,5%, e os dados divulgados esta sexta-feira pela agência suscitam receios quanto ao estado da economia nacional.

O valor das vendas a retalho é atribuído ao facto de os consumidores estarem a sofrer o impacto do aumento do custo de vida e do aumento dos produtos energéticos, o que os está a levar a ser mais cautelosos com os gastos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Libra cai face ao dólar para mínimo desde 1985

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião