Direto Zelensky assina decreto que exclui negociações formais com Putin

  • ECO
  • 4 Outubro 2022

Rússia perdeu o controlo total que tinha sobre as quatro províncias que diz ter anexado a semana passada depois de as tropas ucranianas terem feito avanços significativos na província de Kherson.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, assinou esta terça-feira um decreto que declara formalmente “impossível” quaisquer conversações entre Kiev e o Presidente russo, Vladimir Putin.

O decreto formaliza as declarações feitas por Zelensky na passada sexta-feira, após o Putin ter proclamado a anexação de quatro regiões ucranianas sob ocupação russa. Putin “não sabe o que é dignidade e honestidade. Por conseguinte, estamos prontos para um diálogo com a Rússia, mas com outro Presidente da Rússia”, dissera Zelensky.

No terreno, a Rússia perdeu o controlo total que tinha sobre as quatro províncias que diz ter anexado a semana passada depois de as tropas ucranianas terem alegadamente feito avanços significativos na província de Kherson, na parte sul do país, mas também alguns ganhos adicionais no Leste. Na segunda-feira, o exército russo reconheceu que as forças de Kiev tinham penetrado na região de Kherson. “O número superior de tanques permitiu a entrada na defesa russa em torno das aldeias de Zoltaya Balka e Alexsandrovka.

E enquanto a guerra persistir os constrangimentos ao nível da energia não vão sentir qualquer alívio. A Europa vai enfrentar “riscos inéditos” nos seus fornecimentos de gás este inverno, depois de a Federação Russa ter cortado as suas exportações via gasodutos, defende a Agência Internacional de Energia (AIE). A estes riscos junta-se uma potencial concorrência com a Ásia pelo gás transportado por navio, já escasso e caro.

A agência, baseada em Paris, adiantou no seu relatório trimestral que os membros da União Europeia poderiam ter de reduzir o seu consumo em até 13%, no caso de uma suspensão total do fornecimento proveniente da Federação Russa. Muita desta redução do consumo teria de assentar no comportamento individual dos consumidores, como reduzir o aquecimento, bem como na conservação de energia por indústrias e serviços públicos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Zelensky assina decreto que exclui negociações formais com Putin

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião