BCE pressiona bancos e pede cautela com pagamento de bónus a gestores

Esta pressão acontece numa altura em que vários bancos da Zona Euro reviram em alta as suas previsões apesar do aumento da inflação e das taxas de juro.

O Banco Central Europeu (BCE) pediu cautela aos bancos no que diz respeito ao pagamento de bónus aos gestores. De acordo com a Bloomberg, o supervisor bancário está a aumentar a pressão sobre algumas entidades, face à deterioração do contexto macroeconómico.

A instituição liderada por Christine Lagarde pediu recentemente à banca moderação no pagamento de salários e na distribuição de dividendos, dado os receios de que a crise energética possa desencadear uma onda de incumprimentos nos próximos meses. Esta pressão por parte do BCE acontece numa altura em que vários bancos da Zona Euro, como o italiano UniCredit e os alemães Commerzbank e Deutsche Bank reviram em alta as suas previsões apesar do aumento da inflação e das taxas de juro.

Há “uma certa relutância por parte dos bancos em envolverem-se seriamente em discussões de supervisão”, disse recentemente Andrea Enria, presidente do Conselho de Supervisão do BCE. A Europa está a enfrentar “um choque macroeconómico completo e persistente”, que exige que os supervisores “exerçam extrema cautela”, acrescentou.

O BCE já demonstrou nos últimos anos que está disposto a intervir na política de remuneração, tanto dos executivos como dos acionistas dos bancos, se considerar que os planos de remuneração são excessivos num contexto de elevado risco económico. Durante a pandemia, a instituição pediu cautela e vetou mesmo a distribuição de dividendos e programas de recompra de ações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE pressiona bancos e pede cautela com pagamento de bónus a gestores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião