Hoje nas notícias: Tarifas de acesso, Saúde e NATO

  • ECO
  • 12 Outubro 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Pacote de três mil milhões para travar as faturas da energia deve centrar-se na redução das tarifas de acesso à rede, segundo o Jornal de Negócios. Conheça esta e outras notícias em destaque esta quarta-feira.

Governo reduz tarifas de acesso para travar preços da energia

O Governo vai injetar três mil milhões de euros adicionais nos sistemas de eletricidade e de gás para limitar o aumento dos preços. A medida, que será detalhada esta quarta-feira pelo Governo, deverá traduzir-se numa transferência para a ERSE de forma a reduzir as tarifas de acesso às redes. Fontes do setor energético afirmaram que, tendo em conta que o Governo rejeita a fixação dos preços do gás, a melhor forma de travar o aumento dos preços é pela via tarifária, em linha com o sucedido no ano passado com os preços da eletricidade.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Entidade Reguladora da Saúde obriga privados a devolver dinheiro a doentes

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) está a obrigar vários hospitais privados a anular, ou devolver, parte dos valores cobrados aos utentes, por considerar que estes não foram devidamente informados da totalidade dos custos, ou da possibilidade de cobranças adicionais. Em causa estão 17 reclamações que compreendem os hospitais Infante Santo e Tejo e a clínica CUF Almada, entre 2012 e 2021.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Medina aumenta nível de cativações em 2023

O nível das cativações inscrito no Orçamento do Estado para 2023 aumentou, ficando no valor mais alto desde 2015. A proposta elaborada por Fernando Medina prevê 3.138 milhões de euros de despesa cativada, o que corresponde a cerca de 2,8% do total dos gastos projetados para as administrações públicas. O número fica ligeiramente acima do inscrito no OE deste ano.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Fundo norte-americano que está na Douro Azul quer entrar na TAP

O fundo norte-americano que está na Douro Azul quer entrar no capital da TAP, noticia o Público. Entre os interessados na companhia aérea está o fundo Certares, que detém 40% da empresa de cruzeiros de Mário Ferreira. No entanto, o Governo não estará a planear fazer negócio com um fundo isolado. Este fundo tem feito investimentos na área do turismo e lazer, sendo que está em negociações para adquirir parte da ex-Alitalia com a Delta e a AirFrance, e detém capital em empresas como a Tripadvisor. (Mário Ferreira também é acionista do ECO.)

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

“Não foram detetadas vendas” de documentos secretos da NATO na dark web

Apesar de admitir que foram extraídos documentos classificados da NATO do Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA) num ciberataque, a ministra da Defesa assegurou que “não foram detetados” documentos secretos da Aliança Atlântica na dark web, numa reunião à porta fechada da Comissão da Defesa. Helena Carreiras não terá dado muitos mais detalhes sobre a situação, justificando-se com o segredo de Estado.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Tarifas de acesso, Saúde e NATO

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião