Autarca de Braga estima aumento de 2 milhões de euros na conta da eletricidade

  • Lusa
  • 12 Outubro 2022

Presidente da Câmara de Braga estima um aumento dos custos municipais com eletricidade em cerca de dois milhões. Reivindica, por isso, apoio às autarquias e ainda a redução do IVA da eletricidade.

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, estimou, esta quarta-feira, em cerca de dois milhões de euros o aumento dos custos municipais com eletricidade, considerando que as autarquias não estão a ser devidamente apoiadas face à subida. Ricardo Rio antecipou que, dos três milhões de euros normalmente gastos, a fatura poderá passar “para quatro ou cinco, rapidamente, a manter-se esta tendência“.

“Pode ser cerca de 1% ou 2% do orçamento a mais que temos que despender com os custos energéticos, do orçamento total da câmara. Estamos a falar de mais dois milhões de euros, no caso de Braga“, disse aos jornalistas em Bruxelas, à margem da Semana Europeia das Regiões e Cidades, que ocorre até quinta-feira.

O autarca do PSD recordou que a autarquia bracarense paga “quase três milhões de euros em iluminação pública todos os anos”, revelando ainda que estão a existir “vários pedidos de renegociação dos fornecedores” face a assuntos como o custo dos combustíveis. “Hoje em dia, a questão energética até é pior. Por exemplo, o Theatro Circo duplicou a fatura energética de um ano para o outro”, frisou.

Questionado acerca da iluminação de Natal na cidade, disse que “vai haver luzes” comemorativas.

Pode ser cerca de 1% ou 2% do orçamento a mais que temos que despender com os custos energéticos, do orçamento total da câmara. Estamos a falar de mais dois milhões de euros, no caso de Braga.

Ricardo Rio

Presidente da Câmara Municipal de Braga

O autarca, que também é presidente da comunidade intermunicipal (CIM) do Cávado, lembrou ainda a proposta daquela entidade, no sentido de reduzir o IVA da eletricidade. “É uma opção nacional. Aliás, é uma reivindicação antiga da Associação Nacional de Municípios, das poucas que foi fazendo de forma sustentada, e que ainda não aparece neste orçamento [do Estado] mas que me parece que, no atual contexto particular, em que vemos um agravamento dos custos da energia, mais se justificaria que fosse adotada“, defendeu.

Ricardo Rio classificou ainda como “muito curiosa” a atual situação vivida pelas autarquias face a outros setores da sociedade. “Nós vemos medidas a serem canalizadas para os cidadãos, para as empresas, mas não vemos recursos a serem canalizados para os poderes públicos“, afirmou.

O autarca de Braga afirmou ainda que “o Estado está a arrecadar receita extraordinária com os aumentos dos custos das autarquias e também dos outros cidadãos“, pelo que defende a redução do imposto.

Ricardo Rio participa, esta quarta-feira, num “painel de alto nível”, no âmbito da Semana das Regiões, com o título “O empoderamento jovem não pode esperar pelo futuro”, que contará também com a comissária europeia Mariya Gabriel, responsável pela Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude.

“As políticas da juventude têm um papel predominante. Eu partilharei algumas das que nos temos desenvolvido, e também não apenas das políticas e dos resultados, mas sobretudo do processo, da maneira como temos conseguido envolver os próprios jovens na formatação dessas mesmas políticas”, frisou o autarca social-democrata.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Autarca de Braga estima aumento de 2 milhões de euros na conta da eletricidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião