Metros e Transtejo com menos 22% de utentes até setembro face ao pré-pandemia

Metro do Porto é a empresa mais perto dos números pré-pandemia entre os transportes públicos tutelados pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

Tardam em voltar todos os utentes dos metros de Lisboa e do Porto e dos barcos da Transtejo/Soflusa. Nos primeiros nove meses do ano, a procura por estes meios de transporte ficou 22% abaixo dos números pré-pandemia, referem dados publicados nesta quinta-feira pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

Até setembro, houve 154,85 milhões de validações de bilhetes nestas empresas, o que compara com os 198,94 milhões do mesmo período de 2019. Face a 2021, no entanto, a recuperação é de 76%; na comparação com 2020, são 44%.

O Metro do Porto é o meio de transporte que está mais perto da recuperação total: até setembro, registou 51,38 milhões de validações, menos 9% face ao período homólogo de 2019. Se olharmos apenas para setembro, são menos 6% face a 2019.

Na Transtejo e na Soflusa, foram registados 14,27 milhões de validações até ao final de setembro, menos 19% face a 2019. Na comparação entre setembro deste ano e de 2019, a diferença é de menos 12%.

O Metro de Lisboa continua a ser o meio de transporte com mais dificuldades em recuperar o número de passageiros: há uma perda de 28% até setembro de 2022 (96,58 milhões de utentes) face aos primeiros nove meses de 2019 (133,28 milhões). Na comparação estritamente mensal, setembro foi o melhor mês do ano até agora: a perda de utentes foi de 18% face a setembro de 2019.

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