Situação económica em 2023 “vai ser pior, lá fora e cá dentro”, alerta Horta Osório
Horta Osório defende que o Governo "tem a vantagem e a responsabilidade de ter uma maioria absoluta", pelo que pode tomar medidas que considere importantes.
O gestor António Horta Osório alerta que a situação económica “para o ano vai ser pior, lá fora e cá dentro”. Numa entrevista à CNN Portugal, o português avisa que a inflação não se deve generalizar, sendo que os bancos centrais foram “complacentes” mas agora já estão “completamente comprometidos” em controlar as subidas de preços.
Horta Osório aponta que o próximo ano será “muito difícil” para Portugal, que é uma “pequena economia aberta” e tem “alguma latitude de ajustar os impactos internacionais”. “Essa latitude é limitada e não há dúvida que infelizmente o agravamento dos preços alimentares, da crise energética muito exacerbados pela guerra na Ucrânia levaram a uma inflação que se está a generalizar e não se deve generalizar – é um imposto oculto e injusto sobre a sociedade”, reitera.
O gestor alerta, assim, que as pessoas devem estar preparadas para o que aí vem, por forma a “tomar as medidas adequadas para se prepararem” e não sentirem um choque de surpresa. Horta Osório aponta ainda que o Governo “tem a vantagem e a responsabilidade de ter uma maioria absoluta” e pode tomar medidas que considere importantes.
O português, que estava à frente do Credit Suisse, falou também sobre a banca, apontando que não acredita que os bancos estejam a ter grandes ganhos após a crise, apesar de terem “muita liquidez”. “Não me parece que seja verdade que os bancos estejam a ter grandes ganhos porque se vir a rentabilidade dos capitais próprios ela é bastante inferior a 10%”, salienta.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Situação económica em 2023 “vai ser pior, lá fora e cá dentro”, alerta Horta Osório
{{ noCommentsLabel }}