Combustíveis voltam às subidas. Gasóleo sobe 6,5 cêntimos e a gasolina cinco na próxima semana

Na próxima semana, deverá passar a pagar 1,921 euros por litro de gasóleo simples e 1,875 euros por litro de gasolina simples 95.

Na próxima semana, quando for às bombas, vai voltar pagar mais para encher o depósito. O litro de gasóleo, o combustível mais usado em Portugal, vai aumentar 6,5 cêntimos, enquanto o litro de gasolina deverá subir cinco cêntimos, de acordo com os dados avançados ao ECO por uma fonte do mercado.

Assim, deverá passar a pagar 1,921 euros por litro de gasóleo simples e 1,875 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas esta segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), e que já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras. Os preços ainda podem sofrer um ajustamento, não só para ter em conta o fecho das cotações do brent esta sexta-feira e o comportamento do mercado cambial, mas também porque os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras.

Estes valores incorporam os novos descontos aplicados no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP). Em outubro o Governo decidiu reduzir o desconto em 4,4 cêntimos na gasolina e 0,1 cêntimos no gasóleo, porque os preços dos combustíveis estavam a começar a abrandar. No entanto, com o corte na produção de crude por parte dos países da OPEP+ numa magnitude sem precedentes desde a pandemia — dois milhões de barris por dia — o “ouro negro” disparou.

Esta semana, o preço do gasóleo subiu 10,4 cêntimos, e não 11,5 como inicialmente se apontava, mas a gasolina, em vez de subir sete cêntimos, disparou 12,4 cêntimos. A subida mais elevada desde que existem dados disponíveis, que poderá ser parcialmente justificada pelo facto de o barril ter brent ter disparado 3,7% face ao dia anterior.

Caso se venham a verificar as subidas previstas para a próxima semana, significa que é preciso recuar a 17 de julho para encontrar o preço por litro do diesel mais caro e, no caso da gasolina, recuar a 1 de agosto.

O brent está a cair — 0,81% para os 93,77 dólares por barril — mas está a caminho de mais uma semana de valorizações. Na quinta-feira, fechou a ganhar 2%, após os relatórios que apontavam para níveis de stock de gasóleo mais baixos do que seria de esperar, em antecipação do inverno. Um dado que fez disparar as compras de combustíveis, ajudando a inflacionar os preços.

Esta semana o barril que serve de referência às compras europeias está a valorizar 2,4% face à semana anterior, no acumulado. E nem a componente cambial ajuda, já que o euro está a perder 0,5% face ao dólar, o que torna as compras ainda mais caras, já que são denominadas em dólares.

Evolução do preço do Brent em Londres

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Combustíveis voltam às subidas. Gasóleo sobe 6,5 cêntimos e a gasolina cinco na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião