Faturação da Nestlé sobe para máximos de 2008 à boleia de aumento dos preços

Nestlé regista “forte crescimento orgânico” das vendas nos primeiros nove meses do ano. Gigante alimentar não perdeu clientes, de forma significativa, mas CEO admite ambiente económico “desafiador”.

A Nestlé anunciou esta quarta-feira o maior aumento na faturação dos últimos 14 anos. No período referente aos primeiros nove meses do ano, as “vendas orgânicas” da Nestlé aumentaram 8,5%, a maior subida desde 2008, avança esta quarta-feira a Reuters (acesso condicionado).

A gigante alimentar reportou um “forte crescimento orgânico” à medida que continua a ajustar os preços “de forma responsável, para refletir a inflação”, avançou o CEO, Mark Schneider. No entanto, analistas receiam que o aumento dos preços possa levar alguns produtos para fora do alcance da carteira dos consumidores, em linha com a crise do custo de vida, que tem provocado uma revisão em baixa do volume de vendas do setor.

A subida dos preços da gigante alimentar teve como objetivo compensar o aumento de custos do setor, bem com reduzir o impacto de movimentações e aquisições de moedas. Até ao momento, esta revisão da Nestlé não provocou uma perda significativa de clientes. No entanto, Mark Schneider já manifestou preocupações face ao ambiente económico “desafiador” e defende que este se encontra a prejudicar o poder de compra de muitos clientes.

Segundo o Eurostat, a taxa de inflação homóloga na Zona Euro foi de 9,9% em setembro, uma revisão em baixa face à estimativa inicial de 10%. Em Portugal, este indicador ficou abaixo da média europeia, nos 9,8%. Já a média da União Europeia situou-se nos 10,9%, com o encarecimento dos preços a verificar-se, sobretudo, nos produtos energéticos, seguido da alimentação, álcool e tabaco.

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