Portugal entre países que mais reduziram dívida no segundo trimestre
No segundo trimestre, rácio da dívida pública de Portugal face ao PIB caiu 10,8 pontos percentuais, a quarta maior descida entre os 27 países da União Europeia.
Portugal teve uma das maiores descidas da dívida pública na União Europeia no segundo trimestre. Entre abril e junho, o rácio do passivo face ao PIB desceu 10,8 pontos percentuais. Foi o quarto maior recuo entre os 27, segundo os dados revelados esta sexta-feira pelo gabinete de estatísticas Eurostat.
No final do segundo trimestre de 2022, a dívida pública portuguesa representava 123,4% do Produto Interno Bruto nacional – em igual período de 2021, estava nos 134,2%. Apesar da descida, Portugal continua a ter o terceiro maior rácio de dívida pública pública entre os 27 países da União Europeia.
Grécia, Chipre e Croácia foram os três países com maiores reduções do rácio da dívida pública entre abril e junho face ao período homólogo de 2021. Apesar da descida de 25,4 pontos percentuais, a Grécia continua a ter a maior percentagem de dívida pública, com 182,1%.
Itália mantém-se como o segundo país mais endividado da UE, com 150,2% face ao PIB, embora tenha descido 5,3 pontos percentuais na comparação com o segundo trimestre de 2021.
Na variação face ao primeiro trimestre deste ano, Chipre (-6,8 pontos percentuais), Grécia (-6,3 pontos percentuais) e Croácia (-3 pontos percentuais) foram os três países com maior descida do rácio dívida pública face ao PIB.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal entre países que mais reduziram dívida no segundo trimestre
{{ noCommentsLabel }}