Pelo menos 25 mil civis já foram retirados de Kherson, diz administração russa da cidade
As autoridades russas continuam a apelar aos residentes da região ocupada de Kherson para abandonarem a cidade face a um possível ataque das forças ucranianas.
A Rússia continua a exortar os civis residentes em Kherson a fugir temendo uma contraofensiva das forças ucranianas naquela região ilegalmente anexada por Moscovo. Desde a passada terça-feira, cerca de 25 mil pessoas evacuaram a cidade, avançou a agência noticiosa Interfax.
“Recomendamos novamente que deixem a cidade e a margem ocidental do (rio) Dnipro“, disse o chefe-adjunto das administração russa de Kherson, Kirill Stremousov, numa mensagem em vídeo publicada no Telegram. “Não vamos desistir de Kherson”, acrescentou.
A administração russa da região ocupada disse aos residentes para levarem “documentos, dinheiro, objetos de valor e roupas” devido “à situação tensa na frente” e informou no domingo que tinha havido “um aumento acentuado” do número de civis que tentavam fugir. O objetivo é retirar até 60 mil pessoas que vivem na margem ocidental do rio Dnipro.
No terreno, a Rússia continua a usar drones kamikazes iranianos contra alvos em toda a Ucrânia, mas os esforços das tropas de Kiev para intercetar os UAV Shahed-136 estão a ser cada vez mais bem sucedidos. De acordo com os serviços secretos do Reino Unido, fontes oficiais, incluindo o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, afirmam que até 85% dos ataques estão a ser intercetados.
Entretanto, a Ucrânia continua a enfrentar cortes de energia após os ataques das forças russas continuarem a atingir infraestruturas energéticas. Até agora, já mais de um milhão de casas no país ficaram sem eletricidade, disse o chefe adjunto da Presidência ucraniana, Kyrylo Tymoshenko, no fim de semana.
Zelenskiy, por seu lado, voltou a apelar aos ucranianos para que poupem energia. “Devemos consumir a eletricidade de forma muito consciente. Por favor, lembrem-se de limitar a utilização de aparelhos desnecessários e consumidores de energia“, disse, no seu habitual discurso de domingo à noite.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Pelo menos 25 mil civis já foram retirados de Kherson, diz administração russa da cidade
{{ noCommentsLabel }}