PME

Inovação luso-brasileira ataca perdas de água com inteligência artificial

Arquiled da Amadora e Stattus4 de São Paulo juntaram-se para criar um sistema de monitorização de perdas de água baseado em Inteligência Artificial. Projetos-piloto arrancam com autarquias.

A empresa portuguesa Arquiled, especializada em soluções para smart cities, criou um sistema de monitorização de perdas de água baseado em Inteligência Artificial, em parceria com a brasileira Stattus4, conhecida pelo desenvolvimento de soluções tecnológicas para gestão de recursos naturais, como água e gás.

Com o objetivo de combater o desperdício de água, reduzir as perdas comerciais e promover a sustentabilidade dos recursos hídricos, este sistema é baseado em dispositivos colocados no terreno, como sensores de indução ou de pressão, que permitem a recolha de dados em tempo real e, dessa forma, a identificação e correção imediata desses problemas.

Esta parceria luso-brasileira pretende arrancar com alguns projetos-piloto com municípios, para que percebam as vantagens e depois possam implementar o sistema na totalidade. Para a Arquiled, com fábrica em Mora, que tem estado focada na eficiência energética na iluminação pública, “faz sentido adicionar mais este vetor de atuação, na vertente da gestão de recursos críticos, agora nas águas”.

Miguel Allen Lima, CEO da Arquiled

“Começámos por poupar na luz e agora poupamos na água, sempre na ótica da gestão das cidades. Somos um catalisador da sustentabilidade e da gestão de recursos críticos para os municípios”, sublinha Miguel Allen Lima, CEO da Arquiled, fundada em 2005, que apresentou este novo sistema de monitorização na sexta-feira, na sede da empresa, na Amadora.

Já Marília Lara, CEO e fundadora da empresa baseada na região de São Paulo, salientou, citada em comunicado de imprensa, que “a diferenciação da Stattus4 está na aplicação da inteligência artificial e na multidisciplinaridade dos fundadores”. E, acrescenta, o estabelecimento desta parceria representa um “enorme impulso e crescimento” para a empresa, já que passa a estar representada na Europa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inovação luso-brasileira ataca perdas de água com inteligência artificial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião