Dona da Iberia e da British Airways admite apresentar proposta para a TAP

  • ECO
  • 31 Outubro 2022

Grupo IAG tem 13 mil milhões de euros em tesouraria e admite que está à procura de empresas para reforçar a consolidação na Europa.

A TAP é uma das companhias de aviação que pode estar na mira da dona da Iberia e da British Airways. O cenário foi assumido nesta segunda-feira pelo presidente executivo do grupo IAG, Luis Gallego. A easyJet é a outra empresa no horizonte do grupo anglo-espanhol.

“Somos uma plataforma para consolidação. Só vamos fazer o que fizer sentido mas vemos que há oportunidades para sermos mais fortes. Somos um grupo que quer consolidar a indústria”, referiu o executivo da IAG, citado pelo jornal inglês The Times. Para este responsável, o mercado de aviação europeu vai seguir o modelo dos Estados Unidos, que está concentrado em três companhias de aviação.

O interesse na TAP deve-se às ligações com a América do Sul, sobretudo com o mercado brasileiro, refere a mesma publicação. No caso da easyJet, as ações desta empresa estão a negociar a 25% do valor da pré-pandemia e estão previstas perdas anuais de 180 milhões de libras (209,7 milhões de euros).

Com o Governo português a abrir a porta à privatização da TAP – mesmo não se sabendo em que moldes –, aumenta a especulação sobre quem pode assumir uma participação na companhia portuguesa. Na semana passada, o grupo Air France KLM afirmou que a empresa poderia ser “uma outra opção”, pois o grupo está “muito familiarizado com a Península Ibérica”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dona da Iberia e da British Airways admite apresentar proposta para a TAP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião