Interesse da Air France e Iberia na TAP é “boa notícia”, diz CEO

  • Lusa e ECO
  • 2 Novembro 2022

Ourmières-Widener considera "notícias positivas" o interesse mostrado por companhias internacionais na TAP, mas sublinhou que "não quer dizer que isto vá mesmo acontecer”.

A presidente executiva da TAP assinalou como “uma boa notícia” o facto de outros players, como a Iberia e Air France, terem manifestado interesse na companhia, ressalvando não saber se tal se vai concretizar.

Penso que todos devemos estar felizes e orgulhosos por ver outros players externos interessados nesta organização. Penso que isso demonstra o valor da empresa”, considerou Christine Ourmières-Widener, numa conferência de imprensa, em Lisboa.

Companhias como a KLM – Air France e a Iberia demonstraram, recentemente, interesse em comprar a TAP. Porém, a responsável vincou que em causa estão apenas declarações de interesse e que a decisão final não está, em exclusivo, nas suas mãos.

“São notícias positivas, o que não quer dizer que isto vá mesmo acontecer”, sublinhou.

A TAP anunciou esta quarta-feira que, no terceiro trimestre do ano, obteve um resultado líquido positivo de 111,3 milhões de euros. Na nota divulgada, a companhia aérea revelou que registou entre julho e setembro “um recorde histórico de receitas operacionais”, que ascenderam aos 1,1 mil milhões de euros, “excedendo os níveis pré-crise em 7,5%”, o que lhe permitiu alcançar “um desempenho financeiro sem precedentes”.

Penso que todos devemos estar felizes e orgulhosos por ver outros players externos interessados nesta organização. Penso que isso demonstra o valor da empresa.

Christine Ourmières-Widener

CEO da TAP

“Plano é bom e está a trazer resultados”

Ourmières-Widener defendeu ainda que o plano estratégico da companhia “é bom e está a trazer bons resultados”. “O nosso plano [estratégico] é bom e é certo, estando a produzir resultados”, considerou.

Para a gestora francesa, este resultado “foi muito bom”, embora tenha reconhecido que “há muito a fazer”.

Na mesma conferência, Gonçalo Pires da TAP precisou que a companhia está entre 12% a 13% abaixo da capacidade que tinha em 2019, antes da pandemia de covid-19.

“Voámos com 10 milhões de passageiros até setembro, abaixo dos 13 milhões com que a empresa voou no mesmo período”, referiu, explicando que, “com menos capacidade” foi possível ter uma melhor receita.

Só no terceiro trimestre, a receita esteve 7% acima da verificada no mesmo período do ano passado.

No final de 2019, a empresa tinha cerca de 105 aviões, sendo que este ano opera com 96 aeronaves. “Temos menos aviões, mas estão mais cheios e os preços são melhores”, disse.

Resultado até setembro continua negativo devido à dívida

Gonçalo Pires explicou que a transportadora continuou a apresentar prejuízo no acumulado até setembro face ao valor da dívida. “Nos primeiros nove meses, o resultado continua a ser negativo, o que é resultado da nossa dívida”, apontou Gonçalo Pires, em conferência de imprensa, em Lisboa.

Apesar do lucro no terceiro trimestre, a companhia teve um prejuízo de 91 milhões de euros entre janeiro e setembro, quando, em 2019, antes da pandemia, tinha registado um lucro de 121 milhões de euros.

“A administração quer entregar uma TAP financeiramente sustentável e isso exige um trabalho de redução da dívida. Precisamos de tempo e de uma performance positiva”, assinalou.

TAP confirma intenção de mudar sede para Parque das Nações

A presidente executiva da TAP afirmou ainda que a companhia tem intenção de mudar a sua sede para o Parque das Nações, mas ressalvou que os moldes em que tal vai ocorrer ainda estão a ser delineados. “Sim, temos a intenção de fazer essa mudança. Agora, quando, como e qual a dimensão dessa mudança, ainda vamos comunicar”, adiantou Christine Ourmières-Widener, numa conferência de imprensa, em Lisboa.

Instada pelos jornalistas a comentar as críticas que a companhia tem recebido face a esta decisão, Ourmières-Widener disse “ser difícil” entender comentários relativos a uma decisão que ainda está em construção.

“Quando comunicarmos [a decisão], e não há nenhuma pressa nisso”, serão analisadas essas críticas. “Ainda é muito cedo, o projeto está em construção”, notou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Interesse da Air France e Iberia na TAP é “boa notícia”, diz CEO

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião