Lucros do Abanca crescem 3,3% para 149 milhões até setembro

Os lucros do banco galego foi fortemente influenciado pelo crescimento de 7,8% da margem financeira, como resultado do cada vez maior diferencial entre as taxa de juro do crédito e dos depósitos.

Nos primeiros nove meses do ano o Abanca registou lucros de 149 milhões de euros, um crescimento homólogo de 3,3%. Segundo o comunicado de imprensa do banco galego, que conta com quase 80 agências em Portugal, “esta melhoria nos lucros foi impulsionada por uma maior contribuição do negócio recorrente (rendimento líquido de juros mais rendimento da prestação de serviços), que cresceu 8,3% e representa 94% da margem bruta.”

A margem bruta do banco foi de 749 milhões de euros e 72% deste montante deveu-se à margem financeira, isto é, à margem que o banco ganha em função do diferencial de taxas de juro cobradas nos créditos e as taxa de juro que paga nos depósitos. Este negócio proporcionou ao Abanca 538 milhões de euros, 7,8% mais do que o montante registado em igual período do ano passado.

Sem detalhar as suas operações pelos vários mercados onde opera, o Abanca refere que nos primeiros nove meses do ano os depósitos aumentaram 5% e a sua operação global alcançou um volume de negócios de 107 mil milhões de euros, mais 3,2% face aos primeiros nove meses de 2021.

Em termos de crédito, o banco liderado por Francisco Botas Ratera revela que entre janeiro e setembro a carteira de crédito do banco aumentou 3,6% para quase 46 mil milhões de euros, com as empresas e as famílias a serem responsáveis por 40% deste montante, e que o rácio de crédito malparado foi de apenas 1,9%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucros do Abanca crescem 3,3% para 149 milhões até setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião