Fernando Silva é o novo presidente executivo da Siemens Portugal

Com uma experiência profissional de mais de duas décadas anos na multinacional alemã, o novo CEO sucede a Pedro Pires de Miranda, que ocupava o cargo desde 2016.

Fernando Silva vai assumir o cargo de presidente executivo (CEO) da Siemens Portugal a partir de 1 de janeiro de 2023. Com uma experiência profissional de mais de 20 anos na multinacional alemã, o novo CEO, com 55 anos, sucede a Pedro Pires de Miranda, que ocupava o cargo desde 2016.

A liderar vários projetos nas áreas da energia e infraestruturas, a nível nacional e global, o gestor vai manter-se como responsável pela unidade de negócio Smart Infrastructure da Siemens em Portugal e Espanha, cargo que assumiu no dia 1 de abril de 2019.

Anteriormente, o novo CEO foi diretor-geral da divisão Energy Management para Espanha e Portugal, uma unidade de negócio centrada no desenvolvimento das infraestruturas de transporte, distribuição e fornecimento de energia.

A sua carreira começou em 1991, na Landis & Gyr, tendo a partir de 1999 desempenhado diversas funções de gestão e direção na Siemens Portugal, nomeadamente nos setores da energia, redes inteligentes, infraestruturas e serviços.

O futuro presidente executivo da Siemens Portugal tem formação em Engenharia Eletrónica e de Telecomunicações, pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, e uma pós-graduação em e-Business – Gestão da Informação, pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais (FCEE) da Universidade Católica Portuguesa. Em 2005, concluiu o Programa de Gestão Avançada para Executivos também pela FCEE.

“A liderança da Siemens Portugal constitui um legado de enorme responsabilidade, face à profunda ligação que a empresa tem com o desenvolvimento de Portugal, onde está presente há mais de 115 anos. Contribuir ativamente para os planos de descarbonização e transformação digital dos nossos principais clientes e do país, criando impacto na sociedade através da nossa tecnologia, continuará a ser a prioridade da empresa, constituindo a atração e retenção de talento nestas áreas o grande desafio para os próximos anos”, afirma o futuro presidente executivo da tecnológica em Portugal, citado em comunicado.

A operar há 116 anos em Portugal, onde tem mais de 970 fornecedores externos, dos quais 70% são empresas portuguesas, a Siemens é a 10.ª empresa alemã com maior faturação em Portugal (e 11.ª exportadora) e a terceira maior empregadora de origem germânica no país. Contabiliza atualmente 3.150 funcionários, dos quais só 20% não tem formação superior e 15% são estrangeiros de 58 nacionalidades – a principal passou a ser a brasileira. Até 2025, a meta está nas 3.500 pessoas, com vagas para ocupar sobretudo nas equipas de desenvolvimento de software.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fernando Silva é o novo presidente executivo da Siemens Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião