Descida nas comissões? Banca garante que preçários não vão acompanhar inflação

Banca afasta descida nas comissões, mas asseguram que não vão aumentar tanta como a inflação no próximo ano. Já os juros dos depósitos vão aumentar "a seu tempo".

Nos últimos anos, os bancos aumentaram as comissões, numa altura em que a baixa dos juros pressionava a margem. Agora, com a subida das taxas, as comissões vão descer? Os banqueiros afastam uma descida no preçário, dizendo antes que não vão acompanhar a subida geral dos preços no próximo ano.

“As comissões têm de remunerar os investimentos que os bancos fazem na tecnologia. Os serviços têm de ter a remuneração adequada”, apontou Luís Ribeiro, administrador do Novobanco na Money Conference, organizada pelo Diário de Notícias, Dinheiro Vivo e TSF.

“Temos com uma inflação acima de 10%. Os preçários dos bancos não vão evoluir no mesmo sentido”, assegurou ainda o responsável do Novobanco.

A intervenção do CEO do BCP foi no mesmo sentido. “Não vejo racional para a comissões descerem, desde que o cliente percecione que o serviço gera valor”, afirmou Miguel Maya, assegurando antes que “não vai acompanhar a inflação em termos gerais”. “Não haverá um crescimento relevante”, frisou.

Juros dos depósitos vão subir “a seu tempo”

Em relação aos juros dos depósitos, os bancos portugueses ainda resistem a subir as taxas de remuneração das poupanças, mas o cenário irá inverter-se “a seu tempo e no momento oportuno”, declarou João Pedro Oliveira e Costa, presidente do BPI.

“Com certeza que havemos de remunerar”, garantiu o líder do BPI. Contudo, “estamos a falar de muitíssimo pouco, o valor será pouco relevante”, sublinhou.

Pedro Leitão, presidente do Banco Montepio, lembrou que os depósitos são a grande fonte de financiamento dos bancos e que, nessa medida, “não há ninguém mais interessado do que os bancos” em assegurar remunerações “competitivas e sólidas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Descida nas comissões? Banca garante que preçários não vão acompanhar inflação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião