Regulador antecipa subida dos prémios dos seguros em 2023

  • ECO
  • 11 Novembro 2022

Por agora, “apenas o seguro automóvel apresenta um ligeiro aumento dos custos com sinistros face ao período homólogo”, sinaliza a presidente da ASF.

Os prémios de seguros, ou outras condições de cobertura, poderão vir a subir no próximo ano, para refletir o impacto da aceleração da inflação, admite a presidente da Autoridade de Supervisão dos Seguros e Fundos de Pensões (ASF) ao Jornal Económico (acesso pago).

A subida da inflação não só “tem impacto na gestão corrente das empresas de seguros”, como “acarreta um potencial risco de agravamento dos custos com sinistros, em especial dos ramos Não Vida”, salienta a presidente do regulador. Perante este cenário, Margarida Corrêa de Aguiar admite que as empresas de seguros poderão “ter que compensar esses aumentos com a revisão dos prémios ou outras condições de cobertura”.

Por agora, “apenas o seguro automóvel apresenta um ligeiro aumento dos custos com sinistros face ao período homólogo”, sinaliza a presidente da ASF. Já o contexto de altas taxas de juro até pode ser “benéfico na determinação do valor atual das responsabilidades assumidas”, mas este efeito “só será efetivo em termos de solvência se existir uma gestão entre o ativo e o passivo que permita compensar a desvalorização da carteira de ativos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Regulador antecipa subida dos prémios dos seguros em 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião