TC chumba estatutos do Chega e obriga partido a tirar poder a Ventura

  • ECO
  • 11 Novembro 2022

Juízes do Palácio Ratton decidiram chumbar os estatutos do Chega que tinham sido aprovados no ano passado em Viseu. Constitucional condena "concentração de poderes" no líder, André Ventura.

O Tribunal Constitucional (TC) reprovou o Estatutos do Chega que tinham sido aprovados em novembro de 2021 no congresso do partido, em Viseu. Tal deverá obrigar o partido a reunir-se para aprovar novas regras internas que retirem poder a André Ventura, avança o Expresso esta sexta-feira.

O semanário diz que o acórdão do TC foi enviado esta sexta-feira ao Chega e que os juízes condenam a “significativa concentração de poderes” em André Ventura, líder do partido. Os magistrados do Palácio Ratton também inviabilizaram a punição de militantes por “insubordinação”, refere o jornal.

O Expresso indica que o acórdão sobre os Estatutos do Chega é uma mudança de paradigma no tribunal, porque costuma adotar um “princípio de intervenção mínima” na organização interna dos partidos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TC chumba estatutos do Chega e obriga partido a tirar poder a Ventura

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião