Preço do gás natural sobe 6% para 103,8 euros por MWh
Na semana passada, a Reuters noticiou que a Comissão Europeia ia propor um "mecanismo de correção" do preço do gás natural para os 27 Estados-membros.
Os contratos de gás natural para entrega em dezembro estão a subir 6,48% para 104,19 euros por MWh, mas continuam a tendência de queda desde o pico no final de agosto, quando cotaram na casa dos 350 euros por MWh. Nos últimos cinco dias, a desvalorização acumulada é de mais de 5%.
Apesar das quedas recentes, de cerca de 100 euros por MWh, os futuros europeus de gás natural ainda estão mais de 100% acima dos níveis de outubro do ano passado, quando as economias começaram a reabrir após as restrições à pandemia e a procura por gás natural aumentou, diz a CNN.
Na passada sexta-feira, a Reuters noticiou que a Comissão Europeia ia propor um “mecanismo de correção” do preço do gás natural para os 27 Estados-membros, uma medida destinada a aliviar os aumentos de preços, mas evitando o teto máximo proposto por muitos países.
No sábado, o presidente da Aker BP, empresa norueguesa de exploração de petróleo, adiantou que os compradores europeus de gás natural se deveriam comprometer a pagar um preço mínimo se quiserem obter acordos de fornecimento de longo prazo que evitem picos de preços como os observados este ano.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Preço do gás natural sobe 6% para 103,8 euros por MWh
{{ noCommentsLabel }}