Mais de dois milhões já receberam reforço sazonal contra a gripe e contra a Covid

Desde que arrancou a campanha sazonal, foram vacinados mais de dois milhões de portugueses contra a Covid e mais de dois milhões contra a gripe. Destes, 1,5 milhão receberam as duas vacinas.

Já foram vacinados mais de dois milhões de portugueses contra a Covid e mais de dois milhões contra a gripe, desde que arrancou a campanha sazonal contra a Covid-19 e a gripe. Destes, mais de 1,5 milhões de utentes receberam as duas vacinas em co-administração, adiantam os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), em comunicado.

A campanha de vacinação sazonal contra a Covid-19 e a gripe arrancou a 7 de setembro, prevê abranger cerca de três milhões de portugueses, num processo que se estima que dure 100 dias. Os grupos elegíveis para vacinação contra a Covid e contra a gripe divergem um pouco, sendo que para a Covid a DGS estabelece como grupos prioritários pessoas com 60 ou mais anos, grávidas com idade igual ou superior a 18 anos, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados, como bombeiros ou estudantes em estágio clínico e doentes com patologias consideradas de risco.

De sublinhar que a modalidade “Casa Aberta” está disponível para dose de reforço sazonal da Covid os cidadãos a partir dos 70 anos, bem como para grupos profissionais prioritários, para a vacinação e reforço de pessoas entre os 18 e 59 anos e vacinação primária acima dos 12 anos.

Além disso, as autoridades vão alargar a campanha de reforço sazonal contra a Covid-19 aos maiores de 50 anos nas próximas semanas, tendo em vista vacinar esta faixa etária “até ao final do ano”, segundo revelou o coronel Penha Gonçalves, na última reunião do Infarmed.

Já no que toca à vacina da gripe, esta é recomendada para utentes a partir dos 65 anos, crianças com seis ou mais meses que apresentem patologias crónicas associadas, doentes crónicos e imunodeprimidos e grávidas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de dois milhões já receberam reforço sazonal contra a gripe e contra a Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião