Próxima Geração volta a formar os próximos cidadãos políticos. Candidaturas abertas

Entre 27 de janeiro e 30 de abril de 2023, os participantes deste programa terão oportunidade de adquirir competências de liderança, comunicação política, ética e conhecimentos da estrutura do poder.

O programa intensivo de 12 semanas da Próxima Geração, que desafia jovens dos 16 aos 30 anos a aprender como responder às necessidades dos cidadãos e encontrar soluções para os desafios atuais da sociedade, está de volta. As candidaturas para a segunda edição do programa estão abertas até 28 de novembro, aqui.

“É muito importante que exista na política e na sociedade civil transparência, debate de ideias e pensamento crítico. A governação democrática de um país não se faz sozinha, é necessária uma engrenagem que complemente vários ideais e um grande equilíbrio para que tudo funcione correta e naturalmente. É a pensar nisto que, depois de uma primeira edição muito bem-sucedida, seguimos agora para a segunda edição da Academia Próxima Geração, com o objetivo de preparar os participantes para o dia a dia de um cidadão ativo, consciente e com um pensamento crítico”, afirma Ricardo Marvão, diretor executivo da Próxima Geração – Apolitical Academy.

“O nosso programa irá fornecer a este novo grupo de participantes as ferramentas necessárias e mostrar-lhes como podem ser usadas para poderem contribuir positivamente para a prosperidade da democracia e para o bem-estar da sociedade”, acrescenta, em comunicado.

Entre 27 de janeiro e 30 de abril de 2023, através de diferentes ferramentas e módulos de educação não-formais, os participantes deste programa terão oportunidade de adquirir competências de liderança, comunicação política, ética e conhecimentos da estrutura do poder local, governo central e instituições europeias e mundiais.

Numa vertente prática, os alunos serão colocados perante vários desafios, incluindo atividades como a criação de políticas públicas, a escrita de um manifesto, a organização de uma campanha de angariação de fundos por uma causa, entre outros. Uma vertente de reflexão levará também os participantes a colaborar e discutir temáticas atuais (globais e locais), sempre com um especial foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU para implementação da Agenda 2030.

As candidaturas para a segunda edição da Academia Próxima Geração estão abertas para todos os cidadãos entre os 16 e 30 anos, de diferentes realidades socioeconómicas, regiões do país e com diferentes ideologias. Esta edição conta ainda com o apoio do IPDJ – Instituto Português da Juventude, Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, das Câmaras Municipais parceiras e de donativos pessoais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Próxima Geração volta a formar os próximos cidadãos políticos. Candidaturas abertas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião