Apolitical Academy recebe quase 600 candidaturas num mês

O primeiro curso, que funcionará em modelo híbrido, já arrancou para 25 participantes de diferentes regiões do país.

Em apenas um mês, 593 jovens candidataram-se para participar na Próxima Geração, a academia sem fins lucrativos que chegou a Portugal com a missão de capacitar jovens para se tornarem atores da democracia. Após o processo de seleção, o primeiro curso, que funcionará em modelo híbrido, já arrancou para 25 participantes de diferentes regiões do país prontos a aceitar o desafio de se tornarem atores políticos e dar resposta aos desafios da atualidade.

“É com grande satisfação que damos início ao primeiro curso da Próxima Geração. Assim que abrimos as candidaturas, a adesão foi bastante positiva, comprovando a vontade dos jovens de todo o país em querer participar na construção da sociedade e em obter as competências necessárias para tal”, refere Ricardo Marvão, diretor executivo da Próxima Geração – Apolitical Academy.

“Estamos bastante satisfeitos com a diversidade de perfis que conseguimos juntar nesta primeira turma: temos jovens empenhados em contribuir para o nosso país com idades entre os 17 e os 30 anos, com uma boa representação de género (52% mulheres e 48% homens), de diferentes zonas do país como Seixal, Torres Vedras, Mirandela, Lisboa, Almada, Santa Maria da Feira, Lagoa, Nazaré, Vila Nova de Gaia, Cacém, e que estudam, trabalham ou ambos”, continua, citado em comunicado.

Até dia 24 de julho, através de ferramentas e módulos de educação informal, os participantes do programa passarão por três fins de semana presenciais de imersão em diferentes regiões do interior do país e, numa vertente prática, serão colocados perante vários desafios como criar uma política pública, escrever um manifesto, organizar uma campanha de angariação de fundos por uma causa, entre outros.

Numa vertente de reflexão, haverá também a colaboração entre participantes com a discussão de temáticas atuais (globais e locais) sempre com um especial foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU para implementação da Agenda 2030.

O Welcome Day, organizado em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, levará, por sua vez, os jovens a conhecer os projetos que o município criou para a juventude local. “Em Cascais, acreditamos que investir na Juventude é apostar na Inovação. Apoiamos a capacitação dos jovens, o desenvolvimento dos seus talentos, para que sejam cidadãos plenos, em conhecimento e em participação, conscientes dos agentes de mudança que efetivamente representam”, afirma o vereador da Câmara Municipal de Cascais.

Ao longo das 12 semanas, os participantes terão ainda acesso a conversas com oradores portugueses e internacionais do mundo político de vários quadrantes ideológicos, da sociedade civil, bem como a uma rede internacional de alumni de outras academias que permitirá trocar ideias e impressões com jovens de diferentes países.

Até ao final de 2023, a Próxima Geração pretende qualificar 200 jovens, desafiando-os a serem ativos na sociedade civil, política partidária, nas associações e movimentos de bairro até ao parlamento. Além de Portugal, a rede Apolitical Academy conta com quatro academias em países com contextos políticos diferenciados: Suécia (desde 2016), África do Sul, Cáucaso e Paraguai (desde 2021), e já formou mais de 250 jovens políticos em cinco anos. Em 2022, está planeada a abertura de 11 novas academias a nível mundial.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Apolitical Academy recebe quase 600 candidaturas num mês

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião